Após o “ciclone bomba” que danificou muitos equipamentos públicos em Jaraguá do Sul, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) trabalha na recuperação dos estragos.

Na Arena Jaraguá, um dos locais mais atingidos pelo vendaval, foram retirados os materiais danificados (brises, rufos, calhas, parte elétrica) e segue a fase de orçamento de recuperação da instalação elétrica.

Foto: Paulo Sauer

Há a necessidade de elaboração de um projeto de recuperação para a abertura de um processo de licitação. O local está interditado para treinos e jogos.

Pista de atletismo, ginásio Arthur Müller e Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha, não apresentaram danos graves, sendo que os pequenos reparos estão em execução pela própria equipe da Secel.

A Secretaria também informou que algumas áreas de lazer foram atingidas, principalmente as telas de proteção das quadras e os postes de iluminação.

Foto: Divulgação/PMJS

Danos na parte cultural

A Secel também vem trabalhando para o conserto de alguns pontos culturais da cidade. Os orçamentos necessários para a recolocação das telhas da Casa do Colonizador e no Arquivo Histórico, que apresentou avarias no telhado e também no forro, estão prontos.

Na Casa do Colonizador, aproximadamente 150 telhas foram deslocadas na casa principal e outras 500 da sua estrutura anexa, que abriga equipamentos e maquinários antigos. Os fortes ventos arrancaram um poste, que precisou ser fixado novamente.

Foto: Divulgação/PMJS

Já no Arquivo Histórico, as avarias foram na placa principal, no toldo, em parte do forro e no telhado, mas sem qualquer dano estrutural.

*Informações de PMJS

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul