Scooby e outros surfistas enfrentam ameaças de facções durante resgates no RS

Pedro Scooby tem feito resgates com escolta policial após ameaças | Foto: Reprodução

Por: Lucas Pavin

10/05/2024 - 18:05 - Atualizada em: 10/05/2024 - 18:57

Os principais surfistas brasileiros de ondas gigantes estão no Rio Grande do Sul ajudando nos resgates das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Porém, os atletas relatam que facções criminosas têm ameaçado o trabalho de socorristas e voluntários na retirada de pessoas de áreas atingidas.

O grupo que conta com nomes como Pedro Scooby e Lucas Chumbo utilizam jet-skis na busca por pessoas ilhadas e sem poder sair de casa.

Mas segundo Scooby, também conhecido por ter participado do BBB, muitos socorristas relataram tentativas de assaltos, além de precisarem de escolta policial para cumprir algumas missões.

“O primeiro dia foi um grande problema. Falavam de assaltos em jet-skis. Não conseguíamos resgatar pessoas porque estavam sob domínio das facções. Isso não está sendo falado na mídia. Bairro que falavam: “Não vai para lá, que voltarão sem jet-ski”. Momentos que queríamos tirar as famílias. Tivemos que recorrer à polícia, bote da Polícia Federal, Civil”, contou.

Outro relato impressionante foi dado por Willyam Santana, que foi ameaçado durante operação em uma escola.

“Perguntei se tinha gente para um cara. Tinha um bote vazio, com uma lona e sem motor. Vieram quatro, um em minha direção. Pensei: “Putz, deu merda”. Levantou a lona e mostrou os facões. Olhei o (Felipe Cesarano) Gordo e falei “cara, vamos sair agora”. Disse que o Exército estava chegando. Por sorte, chegaram mesmo. Um sacou a arma e pude ver”, disse.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), reforçou o policiamento, com a chegada da Força Nacional ao Estado. Até o momento, 54 pessoas já foram presas.

Notícias no celular

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.