Renascimento: após cinco anos, Juventus reativa as categorias de base

Por: Lucas Pavin

29/09/2017 - 06:09 - Atualizada em: 29/09/2017 - 08:43

A diretoria do Grêmio Esportivo Juventus anunciou nesta semana uma grande novidade no projeto de reestruturação do clube. Ciente da importância da formação de jogadores, o Tricolor voltará a contar com sua própria categoria de base, desativada desde a temporada 2012. A iniciativa será feita em conjunto com a Associação Desportos Olympya, primeiro campeão catarinense de futebol feminino.

Segundo o diretor executivo do Juventus, Tiago Borges, a parceria será fundamental para o desenvolvimento de ambos os clubes, além de trazer um cunho social à comunidade. “O Olympya vai absorver os profissionais e desenvolver todo um trabalho social, não focado apenas nos treinamentos, que são importantes para os meninos entenderem que a vida não é só futebol. O Olympya vindo para dentro do Juventus vai render muitos frutos para o futebol da cidade e ano que vem os dois irão reativar o futebol feminino”, disse.

Neste primeiro momento, o Moleque Travesso atenderá as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, com as atividades iniciando já na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, às 9h30, no Estádio João Marcatto. Com a intenção de disputar a Taça Cidade Verde, uma competição renomada de base que acontece no Rio Grande do Sul, no mês de janeiro, o clube tem a intenção de formar as equipes até meados de novembro, logo após o fim das avaliações que serão coordenadas e comandadas pelos técnicos Rafael Rocha e Adriano de Souza. Os atletas interessados podem adquirir mais informações sobre a ‘peneira’ através do email gremioesportivojuventus@gmail.com ou pelo telefone (47) 3017-0633.

Com o retorno da própria base, o Juve desfaz o vínculo com o Atlético Jaraguá, que fornecia toda estrutura e jogadores ao clube para a disputa de campeonatos. “Vale ressaltar que o Juventus não vai atrapalhar o trabalho do Atlético Jaraguá. Claro que todo atleta que queira vir de lá para o Juventus será avaliado, até porque estão registrados pelo clube até 2019. A parceria sempre foi acertada apenas para os campeonatos e nunca teve uma sequência. Isso não vai existir mais e agora toda estrutura vai ser feita pelo clube”, destacou Borges, ainda ressaltando que o projeto visa a formação do grupo para o Estadual do ano que vem.

“Para formar o elenco tem que ter um espinha dorsal de atletas da base, principalmente da categoria Sub-20, até porque disputamos a Série B deste ano com a grande maioria de jogadores dessa idade. Apenas oito eram acima de 20 anos. Então é fundamental dar sequência a estes atletas que possam ser utilizados na Série B de 2018”, completou.

Para o vice-presidente Cristiano Humennhuk, o ressurgimento da base juventina surge como uma grande oportunidade aos atletas que buscam o sonho de se tornar jogador profissional, além de estreitar relações com a população jaraguaense. “O mais importante deste projeto é dar uma oportunidade a estes meninos que estão nas escolinhas espalhadas por Jaraguá. Para nós é muito gratificante reativar este projeto. Os atletas vão ser criados aqui e terão uma identificação muito grande pelo Juventus, podendo ainda despontar no cenário estadual e nacional. Todos ganham, desde a equipe ao atleta que terá uma ótima oportunidade de se destacar em um clube tradicional do Estado”, destacou.

Atual gestão foca em duas novas metas: busca de novos patrocinadores e regularização da Certidão Negativa de Débitos | Foto Eduardo Montecino/OCP

Novas metas

Com mais um objetivo cumprido entre seus projetos estipulados a curto, médio e longo prazo, a atual gestão agora foca em duas novas metas. Uma é a busca de novos patrocinadores. “Alguns da Série B permanecem até o final do ano, mas a diretoria já está buscando novos apoiadores específicos para a base”, afirmou Tiago Borges. O outro é a regularização da CND (Certidão Negativa de Débitos), um comprovante de situação regular em relação a dívidas tributárias e fiscais.

“O maior objetivo do Juventus hoje é regularizar a CND, que é primordial para conseguirmos angariar recursos municipais, estaduais e federais. Com isso, fica mais fácil o contato com as empresas para transparecer um projeto. Mas isso é a longo prazo. Estamos no segundo ano com essa nova diretoria e agora que estão sendo dados passos largos para resolver essa questão”, declarou o vice-presidente Cristiano Humennhuk.

Leia também: Presidente do Juventus avalia temporada como péssima em campo e boa fora dele