Regra muda e goleiros não podem mais ‘catimbar’ em cobranças de pênaltis no futebol

Medidas foram tomadas após provocações feitas pelo argentino Emiliano Martínez na Copa do Mundo, que gerou grande repercussão | Foto: Reprodução/CazéTV

Por: Lucas Pavin

24/03/2023 - 17:03 - Atualizada em: 25/03/2023 - 09:06

O International Football Association Board (IFAB), responsável por regular as regras do futebol, anunciou mudanças nesta sexta-feira (24).

A principal delas se refere ao comportamento de goleiros nas cobranças de pênaltis. A partir de agora, eles não poderão mais fazer “catimbas” antes das cobranças para distrair o adversário.

Com isso, os arqueiros ficam proibidos, por exemplo, de atrasar as batidas e tocar nas traves ou na rede de sua meta. A mudança passa a valer em jogos oficiais do dia 1º de julho em diante.

As “catimbas” nas penalidades ganharam grande repercussão durante a Copa do Mundo, especialmente por conta do goleiro argentino Emiliano Martínez, que fez diversas provocações nas quartas de final contra a Holanda e na final, diante da França.

Outra alteração anunciada pelo IFAB é sobre as comemorações de gols nos acréscimos, que também serão computadas para cálculo de quanto tempo extra o árbitro deve determinar.