Um novo talento do esporte de Jaraguá do Sul vai galgando espaço de destaque no tênis de mesa. Com apenas 12 anos, Eduardo Keunecke chegou à seleção brasileira e viaja neste fim de semana para o Equador, onde defende o país pela primeira vez no Campeonato Sul-Americano Sub-13.
O jovem jaraguaense disputará as categorias Individual, Duplas e Equipes ao lado de outros três compatriotas no evento, que acontece entre os dias 23 e 30 de março.
Com grandes resultados estaduais e nacionais nos últimos anos, Keunecke foi convocado por indicação técnica após ter sido terceiro colocado na seletiva nacional. E mesmo que faça sua estreia pelo Brasil, a esperança é que ele volte para casa com o título continental.
“A expectativa é que o Eduardo jogue bem a competição que é nível internacional. Estamos treinando forte todos os dias para torná-lo campeão”, disse o técnico Túlio Moreira.
Em caso de título, o mesatenista garante vaga para o Pan-Americano, outro grande objetivo na temporada, junto com as disputas do Brasileiro Sub-13 e sua primeira participação na Olesc, grande competição catarinense até 16 anos.
História no tênis de mesa
Eduardo Keunecke teve uma ascensão meteórica no tênis de mesa. Ele deu suas primeiras raquetadas no Centro de Treinamento de Jaraguá do Sul, em 2021, quando tinha apenas oito anos de idade.
Com a evolução e aprimoramento das técnicas adquiridas nos treinos, o jaraguaense passou a disputar competições e obter grandes conquistas, como o bicampeonato individual do Brasileiro Sub-11 e o ouro no Brasileiro de Seleções Sub-9 e Sub-11 por Santa Catarina.
Melhor atleta do Estado nas categorias Sub-11 e Sub-13, Keuneck e a equipe da Associação de Tênis de Mesa Jaraguaense (ATMJ/Secel) carregam muitos sonhos para o futuro na modalidade.
“Ele é um atleta muito dedicado nos treinamentos, onde treina em média de quatro horas por dia e sempre está focado em competições, além de contar com uma grande ajuda da Secel e dos pais, que estão sempre investindo e incentivando o Eduardo”, afirmou Túlio.
“O objetivo é se manter na seleção brasileira e nas categorias seguintes para quem sabe em um futuro poder ingressar na seleção adulta principal”, finalizou.