Promessa da ginástica artística do Brasil relata caso de racismo em clube

Demitido no fim do ano passado pelo Pinheiros, o qual defendeu por 16 anos, Angelo Assumpção afirmou em entrevista a Rede Globo que foi alvo de racismo dentro do clube.

“Quando eu comecei a fazer trança, ouvi discurso de que aquilo atrapalhava meu desempenho. Minha trança atrapalhava meu desempenho. Eu escutei isso dentro do Pinheiros. É muito complicado você estar se conectando, estar entendendo quem você é, e você recebe isso. Teve uma situação que eu estava todo de laycra preta e de shorts branco, e eventualmente uma pessoa disse que eu estava só de bermuda, entendeu? Então, são situações assim que para as pessoas são despretensiosas, não veem maldade, mas para a gente que vive isso todos os dias, que entende o que é um racismo estrutural, a gente se machuca demais”, contou Angelo.

O atleta chegou ao Pinheiros quando tinha apenas oito anos e se tornou uma das promessas da ginástica artística brasileira.

Foto: Ricardo Bufolin/ECP

Em 2015, virou notícia ao ter sido vítima de racismo em um vídeo gravado por seus colegas Fellipe Arakawa, Henrique Flores e Arthur Nory, dias depois de ter levado o ouro na prova de salto da etapa de São Paulo da Copa do Mundo.

“Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca… Quando ele estraga é de que cor? (risos)”, pergunta Arthur Nory, com Angelo constrangido próximo a ele. “Preto!”, respondem os outros. “O saquinho do supermercado é branco. E o do lixo? É preto!”.

Após se recuperar de duas graves lesões e de uma depressão, Angelo resolveu levar os casos de racismo até a diretoria do clube paulista e acabou suspenso por 30 dias por indisciplina.

No primeiro dia de treinos depois do fim da punição, ele foi chamado pela diretoria para ser demitido.

Em nota, o Pinheiros afirmou que “diversos fatores levaram ao rompimento do contrato, dentre eles: calendário desportivo, desempenho técnico e comportamento disciplinar.”

Angelo respondeu sobre o comunicado. “Nunca tive má conduta dentro do Pinheiros, não recebi aviso nenhum. Eu procurei (a diretoria) e eu fui punido. Explica! Eu quero que explique” disse Angelo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul