Profissionais da Educação de Florianópolis recebem curso de qualidade de vida

Foto: Divulgação / PMF.

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/07/2018 - 14:07 - Atualizada em: 19/07/2018 - 20:38

Aproximadamente 510 profissionais, entre auxiliares de serviços gerais e operacionais, que trabalham para a Secretaria de Educação de Florianópolis, estarão em curso de segunda (23) a quarta-feira (25) da semana que vem.

A proposta, por meio da Gerência de Educação Continuada, conforme o secretário Maurício Fernandes Pereira, é oportunizar aos profissionais momentos de novos aprendizados.

A ação foi planejada para contemplar as temáticas específicas da função desempenhada pelos participantes, bem como conteúdos que favorecem as relações pessoais e profissionais.

Uma das temáticas é como a alimentação saudável influencia na qualidade de vida. Outro item que será debatido é a importância do autocuidado na higiene pessoal e asseio no trabalho e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Relacionamento interpessoal e relações de respeito e profissionalismo e valorização dos indivíduos estarão em foco , assim como resolução de conflitos baseados no diálogo.

Também fará parte do curso refletir sobre consumo, produção, descarte e gestão de resíduos, reutilização de materiais para preservação da natureza.

Integrará o curso ainda o tema ergonomia, que visa o desenvolvimento e a aplicação de técnicas de adaptação das pessoas ao ambiente de trabalho. Busca oferecer conforto ao trabalhador e prevenir a ocorrência de acidentes no desempenho de suas funções , além de patologias específicas para determinado tipo de tarefa laboral. Os procedimentos ergonômicos contribuem para a diminuição do cansaço.

Os participantes serão divididos em 12 grupos, sendo 6 grupos no período matutino, das 8h às 12h, e 6 no período vespertino , das 13h às 17h, com carga horária total de 12 horas.

A formação ocorrerá no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação.

Todos os profissionais efetivos e terceirizados estão automaticamente inscritos, ou seja, a participação no curso é por convocação. Receberá o certificado quem obtiver 100% de frequência.

A ação tem parceria com o Departamento de Apoio às Formações e Atividades Complementares , da SME, e da ORBENK, empresa de limpeza e conservação.

Foto: Divulgação / PMF.

Assuntos da Formação

1-Alimentação Saudável – um enfoque nutricional para se obter mais qualidade de vida

Como a alimentação influencia na qualidade de vida. Nutrientes: matéria prima do organismo. Saúde e Alimentação. Industrialização e as doenças crônicas não transmissíveis. Obesidade: alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios. Alimentos e seus valores nutritivos. Escolhas inteligentes. Como montar um prato saudável

2-Trabalhador e saúde: a importância de um corpo saudável

A importância do autocuidado. Dicas para ter uma vida mais saudável. Higiene pessoal e asseio no trabalho. Vacinas. Prevenção das doenças sexualmente transmissíveis – DST´s. Exames para cada etapa da vida do homem e da mulher.

3-Relacionamento interpessoal e autoestima

Relacionamento interpessoal no trabalho; relações de respeito e profissionalismo e valorização dos indivíduos; resolução de conflitos baseados no diálogo; organização e trabalho coorporativo; como desenvolver a empatia e o autoconhecimento e ainda lidar com as diferenças num ambiente de trabalho com tantas diferenças pessoais?

4-Educação ambiental

Refletir sobre consumo, produção e descarte de lixo, gestão dos resíduos, reutilização de materiais; como podemos relacionar as nossas ações domésticas com o cuidado e a preservação da natureza.

5-Ergonomia

Tipos de ginástica laboral; benefícios da ginástica laboral; postura no ambiente de trabalho; ajustes posturais

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?