Maior promessa do tênis brasileiro desde Gustavo Kuerten, João Fonseca vai subindo cada vez mais no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Em atualização divulgada nesta segunda-feira (27), o jovem de 18 anos pulou para o 99º lugar e está pela primeira vez no Top 100 do mundo.
“Você sempre acredita, você sempre sonha. Você tenta sonhar alto. As coisas foram acontecendo muito rápido na minha vida. Essa última gira (na Austrália) foi tudo muito bom. Estávamos trabalhando para fazer bons resultados em semanas consecutivas. Então foi muito positivo para começar o ano. Estou ansioso para o resto da temporada. É uma coisa muito boa para mim. Agora estou no top-100, furei essa barreira, mas sempre com o pensamento de querer mais, trabalhar mais para poder chegar ao grande sonho, que é ser número 1 do mundo, ganhar Grand Slam”, disse.
Fonseca conquistou o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra no último mês, e estreou em um Grand Slam profissional ao furar o qualifying do Australian Open e vencer o russo Andrey Rublev, então número 9 do mundo, na primeira rodada.
Além dele, Thiago Wild (76º) e Thiago Monteiro (100º) figuram entre os cem melhores. O Brasil não tinha três tenistas no Top 100 desde 2018.
No ranking feminino, Bia Haddad ganhou uma posição e agora é a número 16 do mundo.