Pilota catarinense está entre as 8 semifinalistas da Seletiva da FIA e Academia Ferrari

Antonella Bassani é natural de Concórdia | Foto: Morgan Mathurin

Por: Lucas Pavin

19/10/2020 - 16:10 - Atualizada em: 19/10/2020 - 16:54

Antonella Bassani encerrou a segunda fase do FIA Girls On Track – Rising Stars, seletiva promovida pela Federação Internacional de Automobilismo exclusiva para meninas que dará à vencedora uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari.

E a catarinense está entre as oito selecionadas para a semifinal. Os primeiros seis dias do programa contemplaram duas fases da seletiva, com eliminações a cada três dias.

Os desafios se concentraram em atividades de pista com karts sorteados para avaliar a performance das meninas e sessões no simulador virtual, além de treinos de mídia e entrevistas, teste físicos e mentais.

“Foi uma semana de muito trabalho: iniciava cedo e terminava tarde. Um nível muito elevado de pilotas, então era difícil saber quem seguiria ou não. Nesta última etapa, o grau de dificuldades aumentou bastante e também passamos por júris”, conta a pilota natural de Concórdia.

Felipe Massa (C) foi um dos jurados | Foto: Morgan Mathurin

A próxima etapa, chamada de Training Camp 2, acontece entre os dias 2 e 4 de novembro, ainda no circuito de Paul Ricard, na França.

O nível de exigência será ainda maior, com as atividades de pista feitas em um carro de Fórmula 4, mesmo modelo que a vencedora do programa guiará pela Academia Ferrari.

“Estou muito feliz e agora o foco é total para novembro. A partir desta nova etapa, não se usará mais o kart, e sim os carros de F4. Estou ansiosa para pilotar”, diz Antonella, que terá seu primeiro contato com carros.

Foto: Morgan Mathurin

Após o Training Camp 2, serão selecionadas quatro meninas para a última etapa, na sede da Ferrari em Maranello, e que determina a vencedora da vaga na Academia de Pilotos Ferrari com uma temporada na Fórmula 4 Italiana.

História no automobilismo

Antonella é uma das revelações do kart brasileiro e tem Bia Figueiredo como sua grande tutora. Entre seus principais feitos estão o vice-campeonato do Sul-Americano de Rotax, no Peru e o vice-campeonato Brasileiro de Rotax, ambos em 2016.

Revelação do kart brasileiro, Antonella Bassani tem a pilota Bia Figueiredo como sua grande tutora | Foto: Divulgação

Além disso, foi 8º lugar no Rotax Max Challenge Grand Finals – considerado as Olimpíadas do Kart -, em 2017, em Portugal, a melhor colocação de uma brasileira em Campeonatos Mundiais.

Fonte: Eversports

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul