Pelé, o Rei do Futebol, completa 80 anos nesta sexta-feira (23). Ao longo de sua carreira vitoriosa, coroada com três Copas do Mundo e mais de 1,2 mil gols, ele desfilou pelos principais palcos do mundo, e também em modestos estádios de Santa Catarina: duas vezes em Joinville, uma em Blumenau e a última em Florianópolis.

Em Taió, lesionado, foi a atração fora de campo, e em outra ocasião na Capital, veio para a inauguração de uma loja.

Duas vitórias em Joinville

As duas primeiras partidas de Pelé em Santa Catarina foram em 1957, ambas contra o América, em Joinville, de acordo com o levantamento feito pelo jornalista Polidoro Júnior, publicado no livro “Um Jogo Inesquecível”. O primeiro jogo foi em 17 de fevereiro, com vitória santista por 5x0 (um gol de Pelé). Dois dias depois, nova vitória do Santos, por 3x1, sem gol do Rei.

 

Santos de |Pelé goleou o Olímpico no primeiro jogo | Reprodução livro "Um Jogo Inesquecível"

 

Goleada em Blumenau

Pelé voltou a Santa Catarina em 1961, no auge do Santos. No dia 30 de agosto, o time paulista goleou o Olímpico, clube da elite de Blumenau, por 8x0. Há divergências nos relatos sobre quantos gols o Rei marcou, algumas publicações apontam quatro, outros cinco tentos. O fato é que Mauro Longo, meia do time blumenauense, foi preciso: “nem vi a bola direito”.

 

Jogadores do Santos e do Olímpico de Blumenau na mesma foto | Reprodução livro "Um Jogo Inesquecível"

 

Fora de campo

Em 1967, Pelé voltou ao estado, com o Santos completo, mas não entrou em campo. Lesionado, foi a atração fora do gramado em mais goleada do Santos, por 7x1, em Taió, no Alto Vale do Itajaí, contra um combinado de Blumenau, formado por jogadores do Olímpico e do Palmeiras.

Pelé deu o pontapé inicial e ficou de foram, sendo homenageado por admiradores e políticos da região.

 

Santos, com Pelé lesionado, jogou em Taió | Reprodução livro "Um Jogo Inesquecível"

 

No Campo da Liga

A última aparição de Pelé em Santa Cataria foi em 1972, num amistoso entre o Avaí e o Santos, no estádio Adolfo Konder, em Florianópolis, o chamado Campo da Liga.

A vitória de 2x1, com participação do Rei em dois gols de Alcindo, fizeram a alegria dos mais de 20 mil torcedores que lotaram o pequeno estádio.

 

Pelé fez a alegria dos quase 20 mil torcedores | Reprodução livro "Um Jogo Inesquecível"

 

* Com informações e fotos do livro "Um Jogo Inesquecível", de Polidor Júnior.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp