Pela primeira vez, Jaraguá do Sul recebe evento nacional de hóquei

Foto Divulgação

Por: Lucas Pavin

13/09/2018 - 06:09

Poucas pessoas devem saber, mas Jaraguá do Sul conta com um dos times mais vitoriosos de Hockey In Line de Santa Catarina. E é justamente esse cenário de ‘desconhecimento’ da comunidade que o Aliens Roller Hockey tenta mudar a partir deste fim de semana.

Quatro vezes campeã estadual (2002, 2003, 2004 e 2014), a equipe jaraguaense promove seu primeiro torneio nacional na cidade: o Aliens Hockey Cup.

Fundado em 2001, sucedendo a extinta equipe ‘Cromossomos’ (esta criada em 1996), o time de hóquei sobre patins quer aproveitar o momento de crescimento da modalidade no país para fomentação do mesmo no município.

Foto Divulgação

A competição pode ser o início da realização de um sonho antigo dos jaraguaenses, que é o desenvolvimento de uma escolinha de hockey e patinação, visando a inclusão e integração social de crianças, jovens e adultos.

Apostando nisso, o clube trouxe cinco grandes equipes do Brasil para abrilhantar o torneio: Eagles, de Belo Horizonte (MG), No Fear, de Curitiba (PR), e os catarinenses Vento Sul e Vikings, de São José, e Canibais, de Chapecó, que se juntam ao próprio Aliens.

“Nosso objetivo é garantir com que a taça da Aliens Hockey Cup permaneça em Jaraguá do Sul. Estamos com dez atletas que vem treinando muito forte e darão o sangue para realizarmos esse sonho de levar a cidade de Jaraguá do Sul ao lugar mais alto do pódio”, disse Lucas Borquezan, atleta e diretor de marketing do Aliens.

Na primeira fase, os participantes jogam todos contra todos, sendo que os quatro melhores colocados avançam às semifinais.

Foto Divulgação

No sábado (15), as partidas acontecem de uma em uma hora, iniciando às 10h e finalizando às 21h. A etapa classificatória termina entre 8h30 e 10h30 do domingo (16), mesma data em que ocorre as semifinais (12h e 13h), além da disputas pelo quinto lugar (14h), terceiro lugar (15h) e título (16h).

Com entrada gratuita, todos os confrontos serão realizados na AABB e com transmissão no facebook do Aliens Hockey.

“Conseguimos trazer grandes parceiros que acreditaram no nosso projeto e que irão ajudar a alavancar o esporte em nossa cidade”, finalizou Borquezan.

Ele destacou também os apoios da Rede OCP News através do Por Acaso e programa Arena OCP, além da Rádio SuperNovaFm, Unifique, TWK Elétrica Mega Cópias e Score Hockey.

Entenda as regras

Como no futebol, o objetivo no hóquei é fazer o gol. O jogador pode utilizar toda a quadra, inclusive atrás do gol, para se movimentar. O puck (disco) só sai do jogo quando vai parar na arquibancada e o jogador ainda pode arremessá-lo nas bordas do campo.

O gol só é válido se for feito com o stick (taco), embora ajeitar o puck com os pés seja válido durante a partida. Se o atacante de um time bater no puck com o stick, acertando o pé da defesa adversária e entrar, o gol também é validado.

Cada time é formado por, no mínimo, seis jogadores e um goleiro e, no máximo, 16 jogadores, com um ou dois goleiros incluídos. Em quadra, ficam somente quatro patinadores e o goleiro.

Foto Divulgação

Assim como no Futsal, a troca de jogadores é constante e não precisa haver uma parada no tempo para que a troca aconteça. No Aliens Hockey Cup, serão três períodos de 20 minutos, com intervalo de cinco minutos entre eles.

Quer receber as notícias no WhatsApp?