Parque Municipal Prefeito Altair Guidi incentiva prática de atividades físicas em Criciúma

Escrito por: Jhulian Pereira - Imagem: Divulgação/Decom

Por: OCP News Criciúma

07/01/2020 - 16:01 - Atualizada em: 07/01/2020 - 16:21

Entregue aos criciumenses nesta segunda-feira (6), o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi já cumpre a meta de estimular a prática de atividades físicas. Na manhã desta terça-feira (7), quem passou pelas proximidades do Paço Municipal Marcos Rovaris pode perceber a movimentação de moradores na área de lazer revitalizada pelo Governo de Criciúma. O investimento para readequar o local foi de R$ 5,4 milhões.

O parque conta com pistas de caminhada, ciclovia, quadras poliesportivas, quadras de areia, academias ao ar livre, áreas de convivência, playground infantil, entre outros atrativos. Os equipamentos pretendem proporcionar momentos de lazer e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Uma das novidades no local é a instalação de uma academia de ginástica e alongamento a céu aberto com aparelhos em aço inoxidável. “Os aparelhos em aço inox são mais resistentes. Muitas cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, possuem academias semelhantes a implantada na nova área de lazer”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

Skatepark

Nova modalidade olímpica, o skate promete atrair visitantes ao parque localizado no bairro Santa Bárbara a partir do segundo semestre de 2020. A Administração Municipal construíra um skatepark, com 1.728,32 m² de área, na estrutura. A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, em dezembro de 2019. O investimento é de R$ 1.489.511,17 e foi viabilizado pelo deputado federal Daniel Freitas junto ao Governo Federal.

Parque Municipal Prefeito Altair Guidi

A área de lazer revitalizada pela Administração Municipal foi inaugurada durante as comemorações alusivas aos 140 anos do município e denominada Parque Municipal Prefeito Altair Guidi em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-prefeito de Criciúma, Altair Guidi. O complexo urbanístico foi implantado no início da década de 80 sobre o antigo aeroporto Leoberto Leal, que começou a ser desativado na gestão do ex-prefeito Algemiro Manique Barreto, que governou Criciúma de 1973 a 1977.

Projetado pelo arquiteto Manoel Coelho, o parque era denominado Parque Centenário e possui estruturas públicas importantes: Paço Municipal Marcos Rovaris, Monumento às Etnias, Memorial Dino Gorini, Centro Cultural Santos Guglielmi, Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi e Pavilhão de Exposições José Ijair Conti. Os recursos para revitalizar a estrutura de 170 mil m² de área foram destinados pelo Governo Federal, via Ministério do Esporte, e pela Prefeitura de Criciúma.