Orgulho define! Vinte e seis alunos do programa Paradesporto Escolar de Blumenau participaram das Paralimpíadas Escolares e ajudaram Santa Catarina a conquistar o vice-campeonato geral, ficando atrás apenas de São Paulo. Ao todo, a delegação blumenauense obteve 35 medalhas - 21 ouros, seis pratas e oito bronzes, além de oito recordes. O maior evento paralímpico do mundo voltado para estudantes ocorreu entre 18 e 23 de novembro, em São Paulo (SP).

Pelo quarto ano consecutivo, Blumenau foi a cidade que mais cedeu atletas para a seleção catarinense. Os alunos do Paradesporto disputaram as modalidades de atletismo, bocha, futebol de sete, goalball, natação, tênis de mesa e voleibol sentado.

Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau

No tênis de mesa, Santa Catarina ficou em primeiro lugar geral, com sete ouros, duas pratas e dois bronzes, todas as medalhas conquistadas por paratletas blumenauenses. No atletismo, os atletas de Blumenau levaram cinco ouros, quatro pratas e quatro bronzes. O grande destaque foi o paratleta José Alexandre Martins da Costa, o Petrucinho, que cravou recordes nas provas de 75m (8"75), 250m (30"46) e salto em distância (6,29m).

A equipe de natação também colecionou ótimos resultados na competição. Os blumenauenses foram responsáveis por oito ouros e um bronze. A paratleta Isabelle Garcia Velásquez bateu cinco recordes nas provas em que participou: 100m livre (1’34’’50), 100m peito (2’29’’08), 200m medley (4’35’’88), 50m borboleta (58’’39) e 50m livre (42’’31). O goalball feminino foi outra modalidade que subiu no lugar mais alto do pódio.

 

Resultados dos atletas de Blumenau na competição

  • Tênis de mesa: 7 ouros, 2 pratas e 2 bronzes (Santa Catarina em 1° lugar geral);
  • Atletismo: 5 ouros, 4 pratas e 4 bronzes (Santa Catarina em 2° lugar geral);
  • Natação: 8 ouros e 1 bronze (Santa Catarina em 2° lugar geral);
  • Goalball: ouro da equipe feminina e 7° lugar da equipe masculina (Santa Catarina em 2° lugar geral);
  • Voleibol sentado: bronze;
  • Futebol de sete: 4° lugar;
  • Bocha: 5° lugar.

Quer receber as notícias no WhatsApp?