Orçamento do esporte jaraguaense não sofrerá reajuste em 2019

Atual secretário, Augustinho Ferrari, deve voltar ao cargo de diretor de esportes no ano que vem | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Lucas Pavin

13/12/2018 - 05:12

A Câmara de Veradores já aprovou e o orçamento de 2019 para o esporte em Jaraguá do Sul será igual ao de 2018.

Em entrevista concedida a Rede OCP News na manhã de quarta-feira (12), o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Augustinho Ferrari, garantiu o valor de R$ 6.768.493,00 para o ano que vem, um recurso destinado para todos os itens da pasta, como Bolsa Técnico, Bolsa Atleta e eventos, por exemplo.

Ferrari, aliás, cumpre seus últimos dias no cargo. Com o iminente retorno de Natália Lúcia Petry, que deixou a Secel em abril para assumir a Fesporte, o até então secretário deverá voltar a função de diretor de esportes na próxima temporada.

“Estou de passagem nesse cargo de gestor. Ainda não tem nada certo e vamos definir até fim do ano, mas a lógica é a professora Natália voltar como secretária e eu diretor de esportes”, disse.

Em oito meses no na nova função, Augustinho Ferrari conduziu a equipe da Secel em mais de 60 eventos esportivos, com destaque para os da Fesporte: Olesc, Jasc, Joguinhos e Parajasc, sendo este último sediado em casa.

Ferrari destacou o bom desempenho e troféus conquistados por Jaraguá na Olesc | Foto Eduardo Montecino/OCP News

“Foi um desafio e no início até achei que não ia dar conta pela alta demanda de eventos da Secretaria, tanto no esporte como na cultura. Mas quando assumo um compromisso faço com 100% de atuação e aprendi muitas coisas nas duas áreas. Foi desgastante, mas o sentimento é de dever cumprido”, declarou.

Entre os momentos mais marcantes, Augustinho Ferrari destaca a revitalização da Arena Jaraguá.

Com 2018 chegando ao fim, o local já recebeu pavimentação asfáltica, lavação e consertos na cobertura, reparos na parte interna e externa, e uma área de lazer, próxima a rua Goiás, que será entregue em janeiro de 2019, contando com play ground, quadras de basquete, vôlei de areia, futevôlei, beach tenis, além de duas academias.

“Acompanhamos passo a passo da obra. Iniciei trabalhando na Arena como professor de futsal e não aceitávamos ver o estado em que ela estava. Então ver a Arena passando por uma boa reforma foi o que mais me agradou no ano, apesar de participar de muitos momentos especiais”, finalizou.

Futuros objetivos

Independente do cargo a partir da próxima temporada, Augustinho Ferrari une forças com os demais membros da equipe da Secel para realização de objetivos propostos até o fim da gestão.

O principal deles é a construção de um centro de treinamento, anexa à Arena Jaraguá. O investimento é de R$ 7 milhões e os dirigentes buscarão recursos através de emendas parlamentares.

O local contempla duas quadras com arquibancada e dimensões oficiais de basquetebol e voleibol, além de uma quadra para futsal e handebol, que também serviria para basquete e vôlei, e um alojamento anexo ao CT.

Outra meta em andamento é do stand oficial de tiro esportivo. O projeto já está pronto e a ideia da Secel é que saia do papel em 2019.

Existe ainda a possibilidade de contratação de treinadores para o Bolsa Técnico em novas modalidades, que possam vir a somar pontos para Jaraguá nos eventos estaduais, como futebol de campo, caratê e judô, por exemplo. Atualmente, a Secel conta com 25 técnicos contratados através da Bolsa.

“Esse ano já foi maravilhoso para nós. Uma prova disso foram os resultados em muitas competições estaduais e o andamento de projetos importantes. Tenho certeza que 2019 será ainda melhor. Temos uma grande equipe de trabalho, com muito comprometimento, e isso dá e continuará dando resultado”, afirmou Augustinho Ferrari.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?