A terça-feira (3) começou com pódios e classificações para o Time Brasil nas Olimpíadas de Tóquio.

O resultado mais expressivo veio na classe 49erFX de vela. Medalhistas de ouro no Rio 2016, Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o bicampeonato olímpico ao superarem as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz, e as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke.

Já no atletismo, Alison Brendom dos Santos, o Piu, levou a medalha de bronze nos 400m com barreiras, com a marca de 46s72, novo recorde sul-americano. O norueguês Karsten Warholm, com novo recorde mundial (45s94), foi o campeão da prova, enquanto o norte-americano Rai Benjamin (46s17) ficou com a prata.

Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel

Quem terminou na mesma posição foi Thiago Braz, no salto com vara. Campeão no Rio, o paulista de 27 anos fez a marca de 5,87m e ficou atrás apenas do norte-americano Christopher Nilsen (5,97m) e o sueco Armand Duplantis, recordista mundial da prova, com 6,02m.

Foto: REUTERS/Aleksandra Szmigiel

Outro brasileiro que levou um bronze foi Abner Teixeira. O boxeador perdeu a semifinal para o cubano Julio La Cruz por decisão dividida (4-1) e garantiu a medalha, já que não há disputa de terceiro lugar no boxe.

Foto: Pool via REUTERS/Luis Robayo

Na mesma modalidade, Beatriz Ferreira também já tem medalha assegurada. A brasileira derrotou a uzbeque Raykhona Kodirova por decisão unânime nas quartas de final e garante, pelo menos, o bronze.

Foto: Wander Roberto/COB

Entre as modalidades coletivas, destaque para duas. O futebol masculino teve muitas dificuldades, mas vai defender o título conquistado em 2016. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, a seleção brasileira venceu o México nos pênaltis por 4 a 1. A final será no sábado (7), às 8h30, contra o vencedor de Japão x Espanha.

Foto: Martin Bernetti/AFP

Já o vôlei masculino teve uma classificação mais tranquila à semifinal ao vencer o Japão por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/22 e 25/20. A vaga para decisão será disputada contra o Comitê Olímpico da Rússia nesta quinta-feira (5), em horário ainda não divulgado.

Foto: Toru Hanai/Getty Images