OCP Life: jornalistas aceitam mudar totalmente a rotina para conquistar mais qualidade de vida

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

13/07/2019 - 05:07 - Atualizada em: 13/07/2019 - 17:14

Provavelmente você já deve ter visto o nome ou o rosto deles em alguma matéria do OCP, mas agora, a rotina da editora Ana Paula Gonçalves e do repórter Cláudio Costa poderá ser acompanhada diariamente pelas redes sociais e também nas nossas publicações.

Os jornalistas aceitaram o desafio OCP Life, resultado de uma parceria do jornal diário mais antigo de Santa Catarina, da academia Life Well e Nutrilli Nutrições e Dietas Personalizadas. A união tem um objetivo em comum: instigar a melhora na qualidade de vida dos profissionais e também de toda a comunidade.

O diretor de conteúdo do OCP, Max Pires, destaca que o projeto vai ao encontro do propósito da empresa, que é justamente fazer o bem para as pessoas e inspirá-las a serem melhores. “Nada melhor que o exemplo começar aqui dentro. Queremos gerar um movimento em prol do bem-estar da população”, aponta.

Para a editora Ana Paula, a decisão de aceitar ou não o desafio foi fácil. Em um momento de mudanças profissionais e pessoais, ela viu no OCP Life a chance de colocar o próprio corpo e mente como prioridade e melhorar a qualidade de vida.

“Tenho 40 anos, tudo vai ficando mais difícil, principalmente pelo fato de ser sedentária e não ter uma alimentação regrada. Sinto muitas dores no corpo e isso vai pesando, no sentido literal mesmo, tudo fica mais complicado”, explica.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Rever o estilo de vida e conquistar mais saúde também foi uma motivação para Cláudio. O repórter de segurança explica que, por muito tempo, tentou emagrecer fazendo academia e dietas restritivas.

“Apesar de obter alguns resultados, eu sempre desistia. Dessa vez, com o acompanhamento certo, acho que posso realmente evoluir. Quero ter um sono melhor, mais disposição para trabalhar”, declara.

O projeto deve ter duração mínima de seis meses, podendo se estender posteriormente.

Perfil Ana Paula

Personal orienta mulher em exercício físico com cordas na academia

Foto Eduardo Montecino/OCP News

  • Idade: 40 anos
  • Peso: 76.7 kg
  • Altura: 1,60 m
  • Percentual de gordura: 34,6 (ideal para idade seria 29)
  • IMC: obesidade grau um, com risco cardíaco
  • Objetivos: ganhar resistência física, ter consciência alimentar e menos dores no corpo

Dificuldades: “O maior desafio vai ser a organização diária, a alimentação também é uma parte complicada porque funciona como escape. Sinto mais fome durante o trabalho, pelo desgaste mental. A compulsão por doce é um hábito que precisa parar. Alimentar as redes sociais todos os dias é mais uma mudança”.

Perfil Cláudio

Foto Eduardo Montecino/OCP News

  • Idade: 33 anos
  • Peso: 112.9 kg
  • Altura: 1.72 m
  • Percentual de gordura: 24,9 (ideal para idade seria 20)
  • IMC: obesidade nível dois, severa
  • Objetivos: reduzir o consumo do açúcar, largar o sedentarismo, perder peso de uma maneira sustentável e ter mais qualidade de vida

Dificuldades: “Acredito que a maior dificuldade seja vencer a preguiça, além da alimentação porque é algo que mexe muito com o emocional da pessoa. Parei de fumar e com o tempo substitui esse vício pelo doce. Sou uma pessoa muito ansiosa e o açúcar me acalma, é uma relação rotineira. Também tenho uma cardiopatia no coração, chamada cardiomegalia”.

Parceria com a Nutrilli vai garantir alimentação saudável

Uma das maiores barreiras na busca por um estilo de vida mais saudável é a alimentação. Por isso, no OCP Life, os jornalistas vão contar com todo o suporte da Nutrilli. A proprietária da empresa e também nutricionista, Lidiane Atala, fará o acompanhamento da dupla.

A profissional explica que irá trabalhar uma dieta gradativa e sustentável com Ana Paula e Cláudio. “Não é a perder uma quantidade alta de peso que interessa, mas sim que eles percam e consigam manter isso depois, sendo uma mudança para toda a vida”, salienta.

Lidiane Atala | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Cada um receberá um cronograma de alimentação personalizado baseado nas características e necessidades pessoais.

“A Ana tem um jeito mais calmo, mas absorve muita coisa internamente. Tem muitas dores no corpo, cansaço crônico, dificuldade para dormir. Vamos fazer uma alimentação consciente, que ela coma mais devagar e também introduzir alimentos que aumentam a sensação de bem-estar e felicidade”, explica.

Já Cláudio, conforme a avaliação de Lidiane, sofre com a ansiedade, estresse, dificuldade para se concentrar e oscilações de humor, além de ter dores crônicas.

“A alimentação vai ajudar nessas questões. No primeiro momento será algo mais gradativo, nada restritivo, mas vamos trabalhar as refeições nesse pontos de queixa”, pontua.

O número de refeições por dia que cada participante fará ainda não foi definido.

Movimentando o corpo

Outra parte fundamental do projeto é a atividade física, que já foi iniciada nesta semana pelos jornalistas. Os treinos serão feitos na academia Life Well, com a orientação do proprietário do local, Lucas Fliegner Gonçalves e mais profissionais de educação física. 

Os treinos serão feitos três vezes por semana e estão sendo montados de acordo com as especifidades de cada um. “Vamos reavaliar e planejar a rotina deles semanalmente conforme as necessidades. O Cláudio, por exemplo, tem encurtamento e falta de mobilidade, e a Ana reclama das dores”, relata.

Gonçalves destaca que o objetivo dos exercícios será construir um corpo mais inteligente, com saúde e bem-estar físico e emocional. “Os treinos serão programados para melhorar a flexibilidade,  estabilidade, força e resistência”, avalia.

Seis pessoas pousam para foto em academia

Equipe Life Well e nutricionista Lidiane Atala dão suporte aos jornalistas | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Para Gonçalves, o OCP Life é uma forma de oportunizar que pessoas “normais” tenham uma vida mais saudável, considerando que por falta de tempo, incentivo ou por elencar outras prioridades, muitos “acabam se deixando de lado e se tornando prisioneiros de vícios e comodismos que a vida oferece”.

“Queremos com esse projeto, mostrar mais uma vez que com planejamento e muita disposição podemos ter melhores condições de vida, com um corpo saudável, forte e sem dores. Isso, aliado com uma boa reeducação alimentar, resulta em uma vida mais equilibrada”, completa.

OCP Life

Você pode acompanhar o andamento do projetos pelos seguintes perfis no Instagram: @anahhgoncalves e @claudiocosta.jornalista além de publicações no perfil oficial do OCP na rede social.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger