Praticar exercício físico e recolher lixo. Esta será a atividade realizada neste sábado (7) nas ruas de Jaraguá do Sul. Promovida pelo Jaraguá Mais Saudável, a ação é mundialmente conhecida como plogging e une a prática de atividade física à conscientização ambiental.

Inédito na cidade, o movimento conta com apoio de várias entidades do município, tendo sua largada às 17h, em frente ao anfiteatro do Parque Linear Via Verde.

Ao chegar no local, os participantes receberão kits de apoio (luva, sacola e camiseta) e orientações em relação ao percurso, tempo, materiais a serem recolhidos, entre outros fatores.

Além disso, um educador físico irá realizar o aquecimento e um brigadista orientará sobre os cuidados da caminhada ou corrida, hidratação e ficará à disposição como suporte.

Cada pessoa terá o tempo de 1h30 para correr ou caminhar em uma rota a sua escolha e recolher o lixo que encontrarem pelo chão.

Ao retornar no ponto de partida, todo material será colocado em um local adequado para ter o destino correto. A SAMAE também fornecerá copos de água, que serão reaproveitados como pote para mudas e/ou hortaliças para serem doadas.

O evento aconteceria em março, mas foi adiado por conta do tempo instável. Em caso de chuva, ele pode ser remarcado novamente.

História do plogging

O plogging começou a ser difundido na Suécia e o termo é uma combinação entre jogging (correr) e plocka upp (pegar). O sueco Erik Ahlström foi o impulsor dessa atividade. Ao mudar-se de sua localidade natal para Estocolmo em 2016, começou a limpar o lixo dos lugares que ele passava quando fazia esporte.

Pouco depois, a rotina de Ahlström se propagou pela Suécia graças a eventos populares. Atualmente, as redes sociais tornaram o plogging um fenômeno global que envolve mais de 20.000 pessoas por dia em centenas de países.

Entre os fatores que justificam o sucesso desta iniciativa, está, por exemplo, o crescente interesse pela ecologia e pela vida sadia, a moda do running, a simplicidade e o sentimento de comunidade provocado pelo plogging entre seus seguidores.

Os fãs desta modalidade desenvolvem valores próprios do esporte como: companheirismo, solidariedade, esforço e perseverança, além de reforçar seu compromisso com o meio ambiente.