Principal campeonato de seleções da Europa, a Eurocopa 2024 terá uma medida inédita relacionada a arbitragem. A União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) anunciou que apenas os capitães dos times poderão falar com os árbitros durante os jogos.
De acordo com o diretor de arbitragem da entidade, Roberto Rosetti, se outros atletas se aproximarem dos juízes mostrando desrespeito ou algum tipo de reclamação, eles poderão receber um cartão amarelo.
“Explicar uma decisão com até 22 jogadores pressionando é impossível para um árbitro. Isso pode levar a uma falha na comunicação, com um esporte bonito se tornando muito feio rapidamente. Pedimos que todas as equipes garantam que seu capitão seja o único jogador a falar com o árbitro. Pedimos aos capitães que garantam que seus companheiros não cerquem o árbitro, permitindo conversas diretas, para que a decisão seja transmitida de maneira respeitosa”, disse Rosetti à agência “Reuters”
Caso o capitão da equipe for o goleiro, um jogador de linha deve ser escolhido para se comunicar com os árbitros e a decisão deve ser avisada antes da partida.
“Ser árbitro no esporte atualmente é muito difícil. O árbitro toma de 200 a 250 decisões por partida. Ou seja, uma a cada 22 segundos. Em situações difíceis e às vezes controversas, sob enorme pressão, com cada uma delas examinada e assistida novamente de vários ângulos diferentes por torcedores e especialistas”, declarou.
A Eurocopa terá início no dia 14 de junho, na Alemanha, e a final está marcada exatamente para um mês depois, no estádio Olímpico de Berlim.