Nos pênaltis, Flamengo vence Pirabeiraba e é campeão inédito da Copa Norte

Flamengo foi o segundo time de Jaraguá do Sul a conquistar o título da competição I Foto Lucas Pavin/Avante! Esportes

Por: Lucas Pavin

20/05/2018 - 09:05

Depois de 10 anos, a cidade de Jaraguá do Sul volta a ter um campeão na Copa Norte de Futebol Amador. Com tons de dramaticidade, o feito foi conquistado pelo Esporte Clube Flamengo na tarde do último sábado (19). Após vencer o jogo de ida da final contra o Pirabeiraba, em Joinville, a equipe jaraguaense acabou perdendo o duelo de volta para o adversário por 2 a 0, no estádio Luís Carlos Ersching.

Mas nos pênaltis, o rubro-negro mostrou maior eficiência, venceu por 5 a 4, e garantiu o título inédito, repetindo a façanha do Vitória de 2008, até então o único clube do município a faturar o campeonato, que fechou sua 15ª edição. De quebra, o time do Lado Pequeno do Garibaldi será o representante do Norte catarinense no Estadual de Futebol Amador, previsto para o mês de novembro, em Caçador.

Lance da final entre Flamengo (vermelho e preto) e Pirabeiraba I Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Nervoso no tempo normal, o Flamengo errou muitos passes e teve dificuldades para chegar na área do Pirabeiraba. Com isso, os joinvilenses aproveitaram para construir a vitória. O placar foi aberto no primeiro tempo, com um gol de Toreti, aos 15 minutos. Logo no início da etapa final, Cupim ampliou para os visitantes. Os donos da casa até ficaram perto de diminuir e a melhor chance veio em uma penalidade, aos 41, mas que foi desperdiçada por Mineiro. Placar final: 2 a 0.

Momento do pênalti defendido por Rodrigão I Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!

Como não há saldo de gols na decisão da Copa Norte, a disputa se encaminhou para as penalidades. Na marca da cal, o Flamengo foi perfeito ao converter as cinco cobranças e ainda contou com uma defesa do goleiro Rodrigão para sair com o título.

“O jogo foi horrível para o nosso lado. Sabíamos da qualidade do Pirabeiraba e fomos muito abaixo no tempo normal. Nos pênaltis tem toda uma pressão emocional, mas pude ajudar o Flamengo com uma defesa na última cobrança. Esse título é pra Jaraguá”, destacou Rodrigão, herói da conquista.

Apesar do vice-campeonato, o Pirabeiraba dominou as premiações individuais, com Cupim ficando com a artilharia, com sete gols marcados, e Cauê como goleiro menos vazado ao sofrer apenas seis gols. Com organização da Liga Jaraguaense de Futebol (LJaF), certame contou com a participação de cinco equipes nesta temporada.