Simone Ponte Ferraz quebrou a barreira dos 16 minutos nos 5.000m, marca icônica para mulheres. Em Walnut, nos Estados Unidos, a corredora jaraguaense fez a melhor marca de sua carreira, com 15’49″07, ficando em 4º lugar no Mt. SAC Relay Califórnia.
Mais do que isso. O tempo estabeleceu o novo recorde absoluto catarinense e o melhor de uma brasileira nos últimos oito anos. Ela só ficou atrás da campeã Veerle Bakker (15:39.42), e de Dani Shanahan (15:41.06) e Tristin Van Ord (15:42.78), segunda e terceira colocada, respectivamente.
A melhor marca anterior de Simone nos 5.000m era 16:02.34, no Troféu Brasil de Atletismo em 2022, no Rio de Janeiro.
O feito ainda ratifica o grande início de temporada da atleta da APA/Secel. Após ficar um mês na Colômbia, ela estreou nas competições de 2023 com duas medalhas de ouro na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo, que aconteceu no começo de abril, em Bragança Paulista (SP).
“Eu venho me preparando muito focada e determinada para essa temporada. Vim para os Estados Unidos em busca de prova e adversárias fortes. Foi uma prova incrível, corri muito solta e fiz aquilo que estava pronta para fazer. É uma alegria muito grande conseguir reproduzir na pista aquilo que estou trabalhando diariamente”, disse.