O time de garotos do Boston Celtics deu uma aula de basquete na tarde deste domingo (13) no TD Garden. Na primeira partida da série final da Conferência Leste, o time de Brad Stevens foi amplamente superior e derrotou o Cleveland Cavaliers por 108 a 83.

E a diferença de mais de 20 pontos traduz o que foi a partida. Com uma marcação extremamente eficiente, os celtas anularam completamente LeBron James, que anotou apenas 15 pontos, não sendo sequer o cestinha da equipe. Kevin Love marcou 17 pontos. Nenhum jogador dos Cavs chegou aos 20 pontos na partida, mais uma consequência da movimentação e marcação ensaiadas por Brad Stevens e executadas com perfeição pelo Boston.

Já pelos Celtics, três jogadores superaram os 20 pontos. Jaylen Brown, cestinha da partida terminou o jogo 1 com 23 pontos, oito rebotes e uma assistência. Marcus Morris conseguiu seu primeiro duplo-duplo sendo titular em uma partida de playoffs, com 21 pontos e 10 rebotes. Al Horford, em noite inspirada, anotou 20 pontos, quatro rebotes e seis assistências. Jayson Tatum, o calouro sensação de Boston, marcou 16 pontos. O armador Terry Rozier que brilhou nos playoffs foi mais tímido na pontuação, mas foi peça fundamental na movimentação do time e terminou a partida com oito pontos, seis rebotes e oito assistências.

Superior em toda a partida, o Boston sequer chegou a ser ameçado e manteve, na maior parte do tempo, uma diferença de mais de 10 pontos. O aproveitamento de arremessos de quadra mostra como o Boston conseguiu ser eficiente na marcação evitando os ataques dos Cavs, 51,2% para os celtas contra apenas 36% para o Cleveland.

Com o resultado, os Celtics abrem a série com vantagem e jogam em casa mais uma vez na próxima terça-feira (15), às 21h30, horário de Brasília. O jogo terá transmissão da ESPN.