Natália Petry deixa Fesporte com “sentimento de dever cumprido”

O 2018 vai chegando ao fim, e, ao mesmo tempo, está se encerrando a passagem de Natália Lúcia Petry na presidência da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte).

Primeira mulher a comandar a entidade, a jaraguaense assumiu o principal órgão do esporte de Santa Catarina em abril, a convite do então governador Eduardo Pinho Moreira.

Passados oito meses, a gestora deixa o cargo cumprindo o calendário com um total de 342 eventos, que reuniram mais de 300 mil inscritos.

“Saio com o dever cumprido pela missão que foi me confiada. Realizamos todos os eventos previstos no calendário e tivemos grandes avanços na Fesporte. Então estou muito satisfeita com a minha participação, mesmo com o pouco tempo de trabalho”, disse.

Entre os avanços, Natália cita cinco feitos que marcaram sua trajetória no ano. Uma foi a implementação de um modelo de gestão esportiva, que visa um plano para área no estado, independente de quem estiver no comando.

Outra ficou para a decisão da volta do formato de competições estaduais, com microrregional, regional e estadual.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Além disso, a inclusão do ciclismo feminino nos Jogos Abertos de Santa Catarina, aproximação com os municípios e relações estreitadas com as federações, visando a melhoria do esporte catarinense, foram outros pontos marcantes de sua presidência, conforme destacado pela agora ex-presidente.

“Estive em todos os eventos, conversamos com dirigentes e técnicos. Nisso colhi muitas sugestões para mudanças, que são fundamentais para uma boa gestão. Espero que essa relação continue para um futuro promissor do esporte no estado”, ressaltou.

Com a saída da Fesporte, Natália Petry confirmou seu retorno para Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em 2019, quando retoma o lugar assumido por Augustinho Ferrari no período.

Até o fim do mandato em 2020, os principais projetos traçados pela secretária estão a finalização das reformas da Arena Jaraguá, construção do centro esportivo e stand de tiro, além da organização dos Jasc de 2020, em Jaraguá.

“Temos um planejamento traçado desde que assumimos a Secel em 2017. A missão na Fesporte se finda e agora aquilo que foi planejado na Secretaria terá continuidade, como Augustinho e toda equipe fizeram com excelência, nesse período. Volto para concluir todo esse processo”, destacou.

Momentos marcantes

Apesar do curto período à frente da Fesporte, Natália Petry guarda alguns momentos especiais em sua passagem. O prêmio Destaque Esportivo – Padrão de Excelência, destinado para personalidades que se destacaram ao longo do ano, entregue no último dia 7 de dezembro, está entre elas.

Jaraguaense na entrega do prêmio Destaque Esportivo | Foto Divulgação

Já entre os eventos, foram três destacados pela jaraguaense. Um foi o Parajasc, que esteve prestes a ser cancelado após a desistência de algumas cidades, mas acabou acontecendo em sua terra natal, Jaraguá do Sul.

As outras recordações ficaram para as participações do “Time Santa Catarina” nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, na qual o estado terminou com o vice-campeonato geral, atrás apenas de São Paulo, além dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal-RN, que os catarinenses asseguraram um terceiro lugar no número de medalhas.

O que faltou

Com oito meses de trabalho, nem tudo que foi planejado acabou sendo executado, segundo relatou Natália. O principal projeto da jaraguaense que não teve tempo hábil para ser implementado foram os programas de fomento da base e suporte financeiro aos municípios.

Hoje, ainda não existe uma verba carimbada para o esporte no estado, assim como na cultura e lazer, o que acarreta em cortes nas áreas corriqueiramente.

De acordo com a secretária da Secel, o projeto já está nas mãos da nova gestão para que possa ser encaminhado futuramente.

“Não consegui implementar, mas lancei uma semente dentro do conselho e da Fesporte de que o próximo governo tenha programas de desenvolvimento e fomento esportivo em parceria com os municípios, abrindo programas como Bolsa Atleta e Bolsa Técnico”, finalizou.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?