Nadador jaraguaense garante vaga para o Mundial Júnior em Israel

Foto: Divulgação

Por: Lucas Pavin

05/06/2023 - 11:06 - Atualizada em: 05/06/2023 - 11:58

Guilherme Gustavo Kanzler (foto de capa) vai disputar o Campeonato Mundial Júnior de Natação pelo segundo ano consecutivo. Após participar da edição 2022, no Peru, o jaraguaense garantiu classificação para o evento também deste ano, que acontecerá em Israel.

A vaga foi assegurada durante o Troféu Brasil, finalizado no sábado (3), em Recife (PE), onde o jaraguaense chegou à final da prova de 400m medley.

A equipe da cidade esteve no evento mais importante do calendário nacional somente com atletas das categorias Junior e um Infantil. Mesmo assim, dos oito representantes, seis foram para a final de sua categoria.

Foto: Divulgação

No feminino, as finalistas foram Helen Barato Bernardi (50m peito), Rayssa Isabelle Piãotquewicz (100m e 200m costas), Vitória Simioni (50m costas), enquanto o masculino teve Matheus Menel Stahelin (200m peito), além de Guilherme, único a ser convocado ao Mundial.

Apesar dos bons resultados, o técnico Marco Antônio de Aragão Veiga criticou a sede escolhida para o principal campeonato da natação brasileira, que acabou prejudicando um desempenho ainda melhor de todos os atletas.

“A piscina estava 31 graus nas eliminatórias para o Mundial Júnior, em que os atletas tinham que dar o seu melhor para se classificar. Estávamos em péssimas condições estruturais e não foram os resultados que esperávamos, mas o suficiente para o Guilherme garantir sua vaga. Gostei muito do desempenho de alguns atletas, mas outros infelizmente sentiram essas condições precárias”, declarou.

O próximo compromisso da AJINC/Secel será o Campeonato Brasileiro Infantil, agendado para a semana que vem.