Na volta do futebol italiano, Juventus reaparece como principal candidata ao título

Photo by unknown - Public domain

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/06/2020 - 00:06 - Atualizada em: 29/06/2020 - 14:18

Após mais de três meses sem jogos, o Campeonato Italiano de futebol (Série A) está oficialmente de volta. Com aproximadamente 10 rodadas até o término do torneio, o “calcio”, como é conhecido o futebol da Itália, segue com mais uma vez a Juventus no topo.

Juventus favorita para vencer em probabilidade

A vantagem da Juventus sobre o segundo colocado, a Lazio, não é grande, mas a equipe de Turim segue com grande favoritismo para repetir a conquista do campeonato italiano e sacramentar a atual hegemonia.

De acordo com o site de apostas online Betway Eportes, por exemplo, a Juventus é a grande favorita para o título do campeonato italiano e atualmente está com cotação de 1.40 para tal — aproximadamente 70% de chance.

Lazio como maior desafiante ao título

Nas últimas duas temporadas, o Napoli foi o principal concorrente ao título e acabou na vice-colocação em ambas ocasiões. No entanto, neste ano a equipe do sul da Itália não está repetindo o mesmo desempenho de outrora e isso abriu espaço para novos desafiantes.

Entre as equipes que ameaçam um pouco a hegemonia da Juventus, a Lazio apareceu como uma grata surpresa. A equipe, comandada pelo ex-atacante Simone Inzaghi, acumulou 62 pontos nas primeiras 26 rodadas com direito a melhor defesa da competição.

O grande destaque da equipe romana nesta temporada tem sido Ciro Immobile. O experiente atacante encontrou o seu auge na carreira com direito a 27 gols em 26 partidas — superando Cristiano Ronaldo em seis gols de diferença.

Além de ter o artilheiro da competição, a Lazio também tem tido enorme contribuição do meio-campista Luís Alberto. O espanhol, revelado pelo Sevilla, é o líder de assistências do campeonato com 11 passes decisivos para gol.

Foto: Pixabay

Juventus divide atenção com a Champions League

A liderança do campeonato é da Juventus, mas a equipe terá que dividir as atenções no encurtado fim de temporada do futebol europeu. O time italiano segue vivo na Champions League em confronto nas oitavas diante do Lyon-FRA.

A Juventus perdeu o jogo da ida para o Lyon em jogo disputado na França, quando na ocasião a equipe italiana dominou em posse de bola e número de chutes.

Portanto, pelo fato de estar com a desvantagem na Champions League, é muito provável que a Juventus não meça forças para avançar no torneio de clubes mais importante do mundo — o que pode implicar em jogos com alguns titulares poupados no campeonato italiano.

Confronto direto entre Lazio e Juventus marcado para julho

No returno do campeonato italiano, Juventus e Lazio ainda se enfrentarão no que pode ser o jogo mais importante do torneio nesta temporada. Partida está marcada para o dia 20 de julho.

Na ocasião, a Juventus leva a vantagem, visto que a equipe jogará em casa — apesar do fato de que as partidas restantes serão jogadas com os portões fechados. Na ida, a Lazio venceu a partida por 3 a 1.

Tabela da Lazio implica em jogos mais complicados

Dos jogos restantes no campeonato italiano, a Lazio tem uma tabela que na teoria é mais complicada do que da Juventus.

Além do jogo fora de casa diante dos atuais campeões, a Lazio também tem confrontos difíceis, como as partidas contra o Napoli (fora), Verona (fora), Fiorentina (casa) e outros duelos que podem ser complicados para a equipe romana.

Com uma tabela complicada pela a frente, a briga da Lazio pode facilmente se tornar uma batalha com a Inter pela segunda colocação do campeonato.

Dominância histórica para a Juventus

Em toda história do campeonato italiano, nenhum time conseguiu tantos títulos em sequência como a Juventus da atual geração. A equipe de Turim venceu todas as edições do torneio desde 2011, uma sequência de incríveis oito triunfos em sequência.

A sequência de dominação da Juventus aumentou muito a distância da equipe para o segundo colocado em número de títulos na Itália — o time de Gianluigi Buffon tem 35 conquistas, enquanto o vice-colocado em vitórias na competição é a Inter e o Milan com 18 cada.

Atualmente, entre os grandes campeonatos da Europa, a hegemonia da Juventus só pode ser comparada com o Bayern de Munique, que recentemente conquistou o seu oitavo título seguido na Bundesliga.

Só o goleiro Buffon tem nove títulos em toda sua carreira, o que o deixa empatado com o Genoa, equipe que atualmente é a quarta na história da liga em número de conquistas. Mesmo por se tratar de um dos melhores jogadores da recente geração, esse fato mostra a dominância extrema da Juventus na Itália.