Na capital, Juventus inicia caminhada no Campeonato Catarinense contra o Avaí

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Por: Lucas Pavin

24/02/2021 - 01:02 - Atualizada em: 24/02/2021 - 20:18

A campanha histórica do ano passado findada na semifinal do Campeonato Catarinense elevou o patamar do Juventus no futebol de Santa Catarina.

O ano mudou, o elenco foi praticamente todo reformulado, mas o desejo pelos lados do João Marcatto é o mesmo: voltar a figurar entre os melhores da competição.

E o primeiro passo da caminhada na edição 2021 do Estadual será dado na noite desta quarta-feira (24), quando o Moleque Travesso encara o Avaí, às 20h30, na Ressacada, em Florianópolis.

Em campo, o torcedor juventino verá a base da equipe que chegou à semifinal da Copa SC em janeiro. De lá para cá, foram apenas seis mudanças de peças no elenco.

O zagueiro Felipe Gregorio e o meia Marllon foram emprestados ao Figueirense, onde se reencontraram com o técnico Jorginho, que conduziu o Tricolor na jornada de 2020.

Em contrapartida, a diretoria entregou cinco reforços ao treinador Raul Cabral, que terá a missão de recolocar o time jaraguaense nas fases decisivas do torneio.

São eles: o zagueiro Wallinson, o lateral-direito Adson, os volantes Tássio e Matheus Galdino, e o atacante Alemão.

“Tivemos tempo para ajustes, chegaram novos atletas e a ideia foi testar algumas situações diferentes para que, dentro da competição, possamos realizar da melhor forma possível”, destacou Raul Cabral.

Recém-contratado, Matheus Galdino (camisa 31) pode ser uma das novidades no time titular | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

E para alcançar o objetivo inicial, o Juve terá que passar por uma primeira fase, em que os 12 clubes participantes se enfrentam em turno único, no sistema de pontos corridos.

Os oito primeiros colocados avançam ao mata-mata, enquanto os dois últimos serão rebaixados à segunda divisão.

Das quartas de final até a grande decisão, todos os embates serão disputados em ida e volta.

Assim como na temporada passada, o equilíbrio pode ser a grande tônica do Campeonato Catarinense 2021.

E neste cenário, o Juventus espera continuar aprontando suas travessuras, a começar pelo duelo de logo mais na capital, diante de um dos times mais tradicionais do Estado.

Desfalques e provável escalação

O Moleque Travesso chega para estreia no Estadual com duas dúvidas. O volante Welton Heleno e o atacante Fabinho se recuperaram de lesão recentemente, mas ainda serão avaliados pela comissão técnica.

O único desfalque certo é o atacante Alemão, que tem seus direitos vinculados ao Avaí e não pode jogar contra seu próprio time por uma cláusula no contrato.

De resto, o técnico Raul Cabral tem todos os jogadores à disposição. O comandante adotou mistério e não revelou a escalação inicial.

Um time provável do Juventus tem Iago Hass; Genilson, Matheus Piuaí, Wallinson (Victor Caetano) e Cesinha; Tássio, Allan, Matheus Galdino, Diogo Dolem e Jeffinho; Jô.

Histórico de confrontos

Pelo Campeonato Catarinense

  • Jogos disputados: 40
  • Vitórias do Juventus: 9
  • Vitórias do Avaí: 22
  • Empates: 9
  • Gols marcados pelo Juventus: 32
  • Gols marcados pelo Avaí: 62

Em Florianópolis

  • Jogos disputados: 21
  • Vitórias do Juventus: 4
  • Vitórias do Avaí: 17
  • Empates: 0
  • Gols marcados pelo Juventus: 13
  • Gols marcados pelo Avaí: 42

*Dados de Henrique Porto (Portopédia)

Como chega o Avaí

Após a frustração de não alcançar o acesso à elite do futebol brasileiro, o Avaí busca dar a volta por cima no Campeonato Catarinense conquistando o 18° título para se igualar ao rival Figueirense como maior campeão do Estado.

Para isso, o clube aposta na permanência de grande parte do elenco que disputou a Série B do Brasileirão, sob o comando de Claudinei Oliveira. Os experientes Betão, Edilson e Bruno Silva, por exemplo, ficaram no Leão.

Novidade só o volante Foguinho, ex-Criciúma, e a promoção de atletas da base ao profissional. Já as saídas foram sete. Entre eles, nomes importantes como Ralf, Pedro Castro e Romulo.

Foguinho, ex-Criciúma, chegou ao Leão | Foto: Leandro Boeira/Avaí FC

Para o jogo contra o Juventus, a equipe da capital não terá três titulares: Alan Costa, Jean Martim e Valdivia.

Por isso, a tendência é que Claudinei Oliveira comece com Gledson; Edílson, Alemão, Betão e João Lucas; Bruno Silva, Foguinho e Thiaguinho; Renato, Vinícius Leite e Getúlio.

“O Avaí é um dos favoritos ao título da competição. Tem uma equipe experiente, forte, que vem com o mesmo treinador da reta final da Série B. Estudamos bastante o adversário e sabemos que é um jogo extremamente difícil. Mas dentro do nosso propósito de jogo vamos procurar impor nossas ideias para que consiga um bom resultado”, disse Raul Cabral, técnico do Juventus.

Onde assistir

Assim como em 2020, o FutebolCatarinense.TV (antiga FC Play) transmitirá todos os jogos do Campeonato Catarinense 2021, via pay-per-view.

São dois pacotes disponíveis. Um de R$ 99,90 para acompanhar as partidas de todos os times e outro de R$ 79,90 para assistir apenas os confrontos do seu time de coração.

O valor pode ser pago em até 12x sem juros no cartão de crédito, ou através do cartão de débito e boleto.

Para efetuar a compra é só acessar o site da TVNSports (clique aqui). O torcedor que selecionar o seu time de coração, parte do dinheiro será destinado ao clube.

Os assinantes poderão assistir as partidas ao vivo através do computador, tablets, celular e smarts TV da Samsung, além do aplicativo da TVNSports, disponível para IOS, Android e tablets.

A cada rodada, a TV Walter Abrahão (TV WA), que comprou jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, também vai exibir uma partida do Catarinense, geralmente nas quintas-feiras, bem como a NSC TV, aos domingos.

Já o confronto entre Juventus e Avaí nesta quarta-feira (24), às 20h30, será exibido exclusivamente no globoesporte.com


Jogos da 1ª rodada

Quarta-feira (24)

  • Marcílio Dias × Brusque – 20h
  • Avaí × Juventus – 20h30
  • Criciúma × Hercílio Luz – 21h

Quinta-feira (25)

  • Próspera × Joinville – 16h
  • Metropolitano × Figueirense – 16h
  • Concórdia × Chapecoense – 17h

Tabela

fase

24/02/21 – Avaí × Juventus
20h30, na Ressacada, em Florianópolis (SC)

27/01/21 – Juventus × Criciúma
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

04/03/21 – Juventus × Hercílio Luz
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

07/03/21 – Chapecoense × Juventus
19h, na Arena Condá, em Chapecó (SC)

14/03/21 – Juventus × Figueirense
16h30, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

21/03/21 – Brusque × Juventus
16h, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC)

24/03/21 – Juventus × Joinville
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

28/03/21 – Próspera × Juventus
16h, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)

31/03/21 – Juventus × Marcílio Dias
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

04/04/21 – Metropolitano × Juventus
16h, no Estádio Hermann Aichinger, em Ibirama (SC)

11/04/21 – Juventus × Concórdia
16h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)