Alexia Nakashima e Heloisi Cabral são as meninas de ouro do tênis de mesa de Joinville. Depois de ganharem todas as medalhas de ouro em disputa nos Joguinhos Abertos, em julho, as duas atletas levaram Joinville ao título da modalidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), competição que está sendo disputada em Lages. Este foi o primeiro troféu de primeiro lugar conquistado por Joinville nos Jasc de Lages.
A conquista do título já havia sido definida de forma antecipada na quinta-feira à noite, logo após a definição da categoria individual. Mas na manhã desta sexta-feira (10), Alexia e Heloisi ratificaram a conquista com a vitória de 3 sets a 1 sobre a dupla de Chapecó Marina Michelin e Ediane Bresciani. Desde 1993, em Tubarão, Joinville não levava o troféu do tênis de mesa feminino.
Heloisi começou na modalidade por convite de Alexia, filha de Celso Toshimi e Alice Nakashima, nomes de destaques do tênis de mesa do Brasil. Aos 18 anos, as joinvilenses têm um currículo vitorioso, difícil de ser alcançado por outras atletas. Juntas, foram campeãs dos Jogos Escolares Nacionais e Estaduais (categorias 12 a 14 e 15 a 1), foram tetracampeãs da Olesc e tetracampeãs dos Joguinhos.
“É uma marca que dificilmente será igualada”, diz Celso Toshimi, que foi o treinador da equipe nos Jogos Abertos.
A campanha do tênis de mesa de Joinville foi coroada com o terceiro lugar por equipes no masculino, com os atletas Enzo Nakashima, Guilherme Gomes, Luis Fernando Rosa e Luiz Felipe da Silva.
Com exceção de Luiz Felipe Silva, todos os outros atletas do tênis de mesa de Joinville no masculino e no feminino nasceram e começaram na modalidade na cidade. “É um resultado bem expressivo e que merece ser comemorado”, diz Toshimi.
*Com informações da Prefeitura de Joinville