Como já era esperado, o equilíbrio foi a marca dos jogos da fase semifinal do Campeonato Varzeano de Jaraguá do Sul, que foram realizados neste sábado (25), no campo da Arsepum. No fim, quem acabou se dando melhor foram as equipes do Meninos de Ouro e Brandenburg, que venceram seus confrontos contra Guarany e Tecnopan/ABF Mecânica/Verdi & Oelke, respectivamente, e vão disputar o título da 35ª edição do certame, promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. No primeiro confronto da tarde, a grande sensação do torneio, o Meninos de Ouro conseguiu sua classificação da forma mais dramática. Após abrir o marcador logo aos 3 minutos da partida, com Gil, a equipe sofreu o empate do Guarany, aos 26, com gol de Luiz Fernando. No segundo tempo, apesar do Guarany ser melhor e criar as melhores chances, o placar de 1 a 1 persistiu até o apito final e a disputa foi para as penalidades. Assim como havia sido nas quartas de final, quando eliminou o Nacional, o Meninos de Ouro foi mais eficiente nas cobranças e saiu vitorioso ao marcar 4 a 2, dando mais um passo no sonho de levantar seu primeiro caneco da competição.
Glauber (camisa 9) cobrou o pênalti que deu a vitória ao Meninos de Ouro I Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!
“Foi um jogo truncado e muito disputado. Sabíamos que ia ser assim pela força e tradição que o Guarany tem no Varzeano. Mas mantemos o foco durante a partida e quem errasse menos iria para final. Ainda bem que acabou sendo nós. É uma satisfação muito grande chegar a decisão e fico honrado em fazer parte deste grupo”, disse Elvis, técnico do Meninos de Ouro. “Começamos o jogo desligado, tanto que tomamos o gol cedo. Depois, colocamos a bola no chão e fomos melhor, tanto que empatamos. Mas desperdiçamos algumas chances no segundo tempo e a disputa foi para os pênaltis, onde eles (Meninos de Ouro) foram mais felizes. Mesmo com a eliminação, não deixa de ser uma boa campanha do Guarany que há sete anos vem sempre chegando nas fases decisivas do Varzeano”, comentou Leandro, meia e capitão do Guarany. No duelo de fundo, o Brandenburg desbancou o favoritismo da Tecnopan, única equipe com 100% de aproveitamento até então, e segue firme em busca do tricampeonato após vencer pelo placar de 1 a 0. O gol solitário foi marcado por Jaison, aos 5 minutos do segundo tempo. A Tecnopan tentou exercer uma pressão e quase chegou a empatar em duas oportunidades, mas o Brandenburg conseguiu segurar a vantagem até o fim, mantendo a chance de repetir os feitos de 2009 e 2012, quando sagrou-se campeão do torneio mais tradicional do futebol amador de Jaraguá do Sul.
Lance do jogo entre Brandenburg (amarelo) e Tecnopan I Foto: Lucas Pavin/Agência Avante!
“A partida foi muito difícil. O time deles (Tecnopan) é muito leve e rápido, e nossa intenção era marcar muito forte no primeiro tempo para no segundo sair mais para o ataque. Fui feliz em fazer o gol e levar o Brandenburg para mais uma final. Vamos respeitar a equipe do Meninos de Ouro, mas vamos buscar esse título com todas as forças”, destacou Jaison, atacante e autor do gol do Brandenburg. “Sabíamos que ia ser um jogo difícil pelo Brandenburg sempre chegar forte no Varzeano. Eles jogaram por uma bola, conseguiram marcar o gol e nós tentamos o empate de todas as formas. Mas hoje (sábado) eles foram mais felizes e tem méritos pela classificação. Estávamos muito bem no campeonato, mas jogos de mata-mata são assim mesmo. Agora temos que erguer a cabeça e tentar chegar na final no ano que vem”, declarou Alcione, treinador da Tecnopan. A grande decisão e a disputa pelo terceiro lugar do Campeonato Varzeano de 2017 está marcada para o dia 9 de dezembro, no Estádio João Marcatto. De momento, o torneio apresenta uma média de 2,8 gols por jogo, com um total de 127 tentos marcados em 45 partidas.