Mas dois atletas de Blumenau conquistaram o índice para competir nos Jogos Olímpicos de 2021, em Tóquio, no Japão. Fernanda Borges atingiu a marca de 64,21 metros no lançamento de disco, em prova disputada no Chula Vista Elite Athlete Training Center, nos Estados Unidos.

Matheus Gabriel de Liz cravou o tempo de 1h20min49seg nos 20 km da marcha atlética, no Torneio Nacional disputado em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. Ambos competem pela Associação Atletismo de Blumenau (AABLU), que tem parceria com a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Fernanda Borges assegurou participação no lançamento de disco | Foto Divulgação

Fernanda e Matheus se juntam a Felipe Vinícius dos Santos, que já está confirmado no decatlo. Nascido em Blumenau, Matheus tem apenas 21 anos e iniciou a carreira no projeto Iniciação Esportiva, em 2012. Já Fernanda é natural do Rio Grande do Sul e foi sexta colocada no Mundial de 2019, no Catar.

Além do índice olímpico, a posição no ranking nacional é outro critério de classificação. Por isso, outros atletas da AABLU seguem na expectativa de chegar em Tóquio. Entre eles, Abel Curtinove e Juliana Campos, no salto com vara, Pedro Burmann e Anderson Freitas, nos 400m, e Artur Terezan, nos 400m com barreiras.

A definição da vaga para eles será no fim de junho.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.