O ex-presidente do Avaí, Fernando José Caldeira Bastos, morreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Florianópolis, aos 86 anos, vítima de parada cardiorrespiratória.

Fernando Bastos foi deputado federal, professor e jornalista. Presidiu o Avaí de 1964 a 1966 e de 1972 a 1973. Fernando é o autor da letra do hino do clube junto com Luiz Henrique Rosa, responsável pela melodia da música.

Uma das gravações mais famosas é a do hino do Avaí cantado por Fernando em francês. Este ano, após a conquista da Copa do Mundo pela França, Fernando ganhou do atual presidente Francisco Battistoti uma camisa com seu nome e a inscrição "Lion Bleu" (Leão Azul).

Fernando Bastos foi o grande responsável pela tratativa com o Governo do Estado que em 1972 passou o estádio Adolfo Konder para propriedade do clube. Ele foi ainda presidente do conselho deliberativo e vice-presidente.

Em 2015, recebeu do clube a maior honraria, que é a Medalha Saul Oliveira. Na oportunidade, muito emocionado, disse “Muito obrigado a todos que honram o Avaí. Eu amo o clube, amo de paixão. Estou muito feliz de ver tanta gente se dedicando ao Leão, o time da raça”.

O corpo está sendo velado no Cemitério Jardim da Paz e o enterro será às 17h, no mesmo local. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Fernando Bastos.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?