Após mais de dois anos afastado do MMA profissional, Eduardo Francisco, de 33 anos, anunciou seu retorno aos octógonos. Natural de Blumenau, mas radicado em Jaraguá do Sul desde 2004, o atleta aceitou o desafio de competir no Cage Fight Series (CFS), organização parceira do UFC Fight Pass.
O combate está marcado para o dia 15 de novembro, na Áustria, onde o “jaraguaense de coração” enfrentará o anfitrião David Travnicek.
Eduardo possui um cartel profissional de cinco vitórias — quatro por finalização e uma por nocaute — e quatro derrotas, incluindo uma disputa de título no maior evento de MMA do Uruguai. Já Travnicek soma cinco triunfos e apenas um revés, mantendo-se invicto há quatro anos.
“Essa luta marca meu retorno internacional e carrega um propósito claro: encerrar essa invencibilidade e representar com orgulho Jaraguá do Sul e todo o Brasil. Não prometo vitória, mas prometo guerra a cada segundo, e o show é garantido”, destaca o brasileiro.

Foto: Arquivo pessoal
Trajetória nas lutas
Conhecido como “Iron Man” no mundo da luta pela sua resiliência, força e determinação, o lutador também é professor e líder da equipe Jack Jiu-Jitsu, fundada por seu mestre Estevão dos Santos, de Joinville, responsável por sua graduação à faixa-preta.
No Muay Thai, é graduado à ponta-preta pelos professores Tiago e Rafael Baader, da equipe Jaraguá Thai Boxing. Também já teve a oportunidade de treinar ao lado de lendas do MMA, como José Aldo, ex-campeão do UFC.
Fora das competições, ele é o fundador do evento regional RHINO FIGHT, criado com o objetivo de abrir espaço para a nova geração das artes marciais e oferecer oportunidades para jovens talentos.
Em sua trajetória, Eduardo também acumula conquistas no Grappling, sendo campeão dos eventos Fight Stars (Joinville) e Hard Combat (Curitiba).