Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lenda e multicampeã do tênis revela doença rara e sem cura

Foto: Reprodução/Instagram Monica Seles

Por: Lucas Pavin

13/08/2025 - 18:08 - Atualizada em: 13/08/2025 - 18:36

Uma das maiores tenistas da história e dona de nove títulos de Grand Slam, Monica Seles revelou ser portadora de miastenia gravis, doença crônica autoimune que causa fraqueza muscular, principalmente em membros, olhos e face.

A ex-jogadora diz ter sido diagnosticada há três anos e desde então vem sofrendo com os efeitos colaterais.

“Como atleta eu conhecia bem meu corpo, e comecei a sentir sintomas como fraqueza extrema nas pernas, nos braços, visão dupla. Quando eu trabalhava ou me exercitava, percebia que algo estava errado”, iniciou Seles ao programa de TV dos Estados Unidos Good Morning America.

“Eu estava jogando com algumas crianças ou familiares e perdia as bolas. Eu pensava: “É, vejo duas bolas”. Esses são obviamente sintomas que você não pode ignorar. Levei um bom tempo para realmente assimilar e falar abertamente sobre isso, porque é uma questão difícil. Isso afeta bastante o meu dia a dia”, contou.

Como não há cura para miastenia gravis atualmente, Seles realiza tratamentos paliativos para diminuir os efeitos da doença.

Foto: Reprodução/Instagram Monica Seles

A ex-atleta conquistou oito títulos de Grand Slam até os 19 anos, sendo que o primeiro foi com apenas 16, em Roland Garros, em 1990. Três anos depois, porém, precisou se afastar das quadras por um período ao ser esfaqueada nas costas por um torcedor durante uma partida em Hamburgo.

No retorno, faturou somente mais um título de Grand Slam, o Australian Open, em 1996. Ela ficou 178 semanas como número 1 do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA) e somou 53 títulos até 2003, quando encerrou a carreira profissional.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.