Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lenda do basquete brasileiro morre aos 87 anos

Foto: Rômulo Simões/COB

Por: Lucas Pavin

18/03/2025 - 12:03 - Atualizada em: 18/03/2025 - 17:01

O basquete brasileiro e mundial está de luto. Um dos maiores nomes da história do esporte, Wlamir Marques morreu nesta terça-feira (18), aos 87 anos. Ele estava internado na UTI de um hospital de São Paulo, mas a causa da morte ainda foi divulgada.

Conhecido como “Diabo Loiro” durante os tempos de jogador, ele fez parte da “geração de ouro” do esporte no país, conquistando o bicampeonato mundial da modalidade em 1959 e 1963, além duas medalhas de bronze, nas Olimpíadas de Roma 1960 e Tóquio 1964.

Wlamir era considerado um atleta completo, tanto que atuou em todas as posições de pivô, ala e armador, além de ter uma habilidade e velocidade fora do comum.

O “Diabo Loiro” também teve grande identificação com o Corinthians, clube que atuou por dez anos e levantou oito taças do Campeonato Paulista, três Sul-Americanos e três Brasileiros.

Inclusive, o ginásio do Timão no Parque São Jorge leva desde 2016 o nome de Wlamir Marques, como forma de homenagem a um dos maiores nomes do basquete brasileiro.

Ele também entrou em agosto de 2023 para o Hall da Fama da Fiba (Federação Internacional de Basquetebol), em cerimônia realizada nas Filipinas.

Wlamir ainda fez história como jogador do XV de Piracicaba ao ser bicampeão do Paulista, foi técnico de sucesso e comentarista de TV, passando por Globo, ESPN e Rede Manchete.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.