Juventus visita o Figueirense na estreia da Copa SC

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Por: Lucas Pavin

15/09/2021 - 00:09

11 dias. Esse foi o período que separou a saída do Juventus em uma competição para entrada em outra.

Sem muito tempo para lamentar a queda na primeira fase da Série D do Brasileiro, o Moleque Travesso volta à campo já nesta quarta-feira (15) para estreia na Copa SC, contra o Figueirense, às 20h, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

E o torcedor que se acostumou com o time na competição nacional não verá mudanças para o torneio estadual.

Afinal, ninguém chegou ou saiu e o elenco que inicia a Copa SC é o mesmo que terminou a Série D.

Fator que pode ser importante em um campeonato de “tiro curto”, em que as oito equipes se enfrentam em turno único na primeira fase.

Daí, saem os quatro melhores colocados às semifinais, que serão decididas em jogos de ida e volta, assim como a final.

“Por ser turno único tem que estar atento desde o primeiro momento. Estamos muito confiantes, porque mantemos o que vinha dando certo. Apesar da não classificação (na Série D), sabemos o que produzimos em termos de eficiência e performance. Esperamos fazer um grande jogo (contra o Figueirense) e começar nossa caminhada rumo à semifinal”, disse o técnico Tuca Guimarães.

No mata-mata, os times com melhor campanha jogam por resultados iguais. A grande decisão está marcada para o dia 28 de novembro, sendo que o campeão garante vaga à Copa do Brasil de 2022.

Desfalques e provável escalação

O time jaraguaense entra na Copa SC com os mesmos desfalques do fim da Série D: o zagueiro Wallinson e o atacante Lucas Vieira, entregues ao departamento médico.

Além deles, o volante Tássio também está lesionado e é baixa na primeira rodada. PH pode ser a novidade entre os titulares.

De resto, será a mesma base que enfrentou o Caxias, no dia 4 de setembro, com: Iago Hass; Genilson, Mauricio, Felipe Gregório e Cesinha; Allan, Matheus Claudino, PH, Marllon e Pablo; Marcos Paulo.

Como vem o Figueirense

O Figueirense chega para estreia na Copa SC vivendo sentimentos opostos. Por um lado, sabe da importância da competição para buscar a vaga na Copa do Brasil, já que não tem lugar assegurado pelo ranking da CBF.

Em contrapartida, tem uma verdadeira decisão no próximo sábado (18), na luta pela classificação ao mata-mata da Série C, contra o Botafogo-SP.

Hoje, o time da capital está quatro pontos de distância para o Criciúma, que abre o G-4, faltando apenas duas rodadas para o fim da fase classificatória.

Por conta disso, a escalação do Alvinegro para enfrentar o Juventus é uma incógnita. O técnico Jorginho deve fazer um misto com jogadores do grupo principal com jovens do elenco Sub-23, que vem disputando o Brasileirão de Aspirantes.

Esse será o segundo confronto entre as equipes na temporada. No primeiro, o Juve levou a melhor ao vencer por 3 a 2, em casa, pelo Campeonato Catarinense.

Onde assistir

Assim como na Copa SC 2020, os jogos da edição 2021 do torneio serão transmitidos através da FCFTV, um projeto do canal da Federação Catarinense de Futebol para a veiculação de seus campeonatos, em parceria com a SST (southsportstech.com.br).

Se trata de uma plataforma de streaming que oferece todas as partidas ao vivo, com narradores locais, conteúdos especiais e melhores momentos.

O valor é de R$ 49,90, que dá direito a assistir todas as partidas do clube na Copa SC. Para efetuar a compra, basta acessar o site. (clique aqui)

Histórico de confrontos

Retrospecto geral

  • Jogos: 65
  • Vitórias do Juventus: 15
  • Vitórias do Figueirense: 30
  • Empates: 20
  • Gols marcados pelo Juventus: 53
  • Gols marcados pelo Figueirense: 98

*Dados de Henrique Porto (Portopédia)


Tabela de jogos

fase

15/09/21 – Figueirense × Juventus
20h, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)

22/09/21 – Juventus × Criciúma
20h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

03/10/21 – Marcílio Dias × Juventus
15h, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí (SC)

10/10/21 – Juventus × Caçador
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)

17/10/21 – Joinville × Juventus
15h, na Arena Joinville, em Joinville (SC)

24/10/21 – Avaí × Juventus
15h, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)

31/10/21 – Juventus × Hercílio Luz
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)