O técnico Silvio Criciúma aproveitou muito bem as duas semanas sem jogos do Juventus na Série B do Campeonato Catarinense. Na tarde deste domingo (16), o Moleque Travesso aproveitou uma expulsão do zagueiro Victor Caetano ainda no primeiro tempo, se impôs em Ibirama e venceu o Metropolitano por 3 a 0, no estádio Genésio Ayres Marchetti, pela oitava rodada.
Com amplo domínio das ações ofensivas após ficar com um a mais, o Tricolor abriu o placar na etapa inicial, em cabeçada de Lucas depois de escanteio.
Já no segundo tempo, Guilherme assumiu o protagonismo. Com assistências de João Mitterer e Thiaguinho, o camisa 11 marcou os outros dois gols, sendo o segundo um golaço de cobertura, e decretou a vitória que coloca o Juve no mata-mata do Estadual.
Situação na tabela
A segunda vitória na competição leva o time jaraguaense para o quarto lugar da tabela, com 10 pontos, e carimba a classificação matemática às quartas de final. Já o Metropolitano cai para sexto, com sete, mas também está garantido na próxima fase.
Próximo compromisso
O Juventus fecha a participação na primeira fase no próximo domingo (23), em confronto contra o Guarani de Palhoça, às 15h, no estádio João Marcatto. No mesmo dia e horário, o Metropolitano pega o Nação, em Joinville.
Primeiro tempo
O Metropolitano começou melhor o jogo e criou a primeira boa chance, aos 7 minutos. Guilherme fez boa jogada pela direita, entrou na área e tocou pra trás para João Victor, que pegou mal na bola e perdeu boa chance.
O Juventus respondeu cinco minutos depois, quando Manoel Jr. cruzou rasteiro para Lucas, que bateu de primeira e parou em boa defesa de João Lucas. A partida se manteve equilibrada até os 25 minutos, quando Victor Caetano deu uma entrada dura em Guilherme e foi expulso direto pelo árbitro.
O Moleque Travesso aproveitou a vantagem numérica para abrir o placar antes do intervalo. No lance seguinte a uma boa defesa do goleiro do Metrô em finalização de Manoel Jr, João Mitterer cobrou escanteio na medida para Lucas. O camisa 9 subiu sozinho no meio da área e cabeceou no ângulo para fazer 1 a 0, aos 42 minutos.
Segundo tempo
O time de Blumenau até começou o segundo tempo assustando logo aos 2 minutos, quando Léo tirou cabeçada de Marcos em cima de linha após cobrança de escanteio. A partir daí, porém, só deu Juve.
Com um a mais, a equipe de Silvio Criciúma aproveitou os espaços deixados pelos donos da casa e foi criando muitas oportunidades. Thiaguinho, duas vezes, e Juan Matos desperdiçaram chances claras dentro da área.
De tanto insistir, o segundo gol saiu, aos 30 minutos. João Mitterer deu belo passe em profundidade para Guilherme, que invadiu a área e chutou por baixo do goleiro para deixar o seu. Não demorou muito e o atacante apareceu de novo. Aos 32, ele recebeu de Thiaguinho e mandou de cobertura, marcando um golaço pra ampliar. Com a grande vantagem, o time jaraguaense só administrou a vitória por 3 a 0 até o fim.
Ficha técnica: Metropolitano 0×3 Juventus
Local: Estádio Genésio Ayres Marchetti, em Ibirama (SC)
Data: 16/07/2023 (domingo)
Horário: 15h (horário de Brasília)
Arbitragem: Julio Cesar Pfleger, auxiliado por João Victor Aparecido Donner Macedo e Jefferson Dorow
Gols: (Metropolitano); Lucas, aos 42/1T, Guilherme, aos 30/2T e 32/2T (Juventus)
Cartões Amarelos: Manoel Jr. (Juventus)
Cartões Vermelhos: Victor Caetano (Metropolitano)
Metropolitano: João Lucas; Luis Ricardo, Tiago Santana, Victor Caetano e Samuel Balbino (Vitor Xavier); Moisés, Menezes (Paulinho), Guilherme (Lucas Franco), Marcelinho e João Victor; Carlos Henrique (Marcos). Técnico: Luciano Dias
Juventus: Hudson Jr.; Manoel Jr., Rian, Luis Phelipe (Luciano) e Léo; João Mitterer (Pedro), Adeilson Maranhão, Juan Matos, Thiaguinho (Lucca) e Guilherme (Wendel Bahia); Lucas (Julio Cesar). Técnico: Silvio Criciúma
- Juventus arranca empate com o Carlos Renaux fora de casa
- Volante do Juventus aceita proposta de clube paulista e rescinde contrato
- Goleiro do Juventus pede desligamento e clube rescinde contrato
- Dificuldades e crítica: Presidente de futebol do Juventus fala sobre saídas de técnico e gerente
Artilharia
3 gols – Júlio Cesar
2 gols – Lucas
2 gols – Guilherme
1 gol – Wendel Bahia
1 gol – Rian
1 gol – Luciano
Tabela de jogos
1ª fase
28/05/23 – Internacional de Lages 1×1 Juventus (saiba mais)
15h, no Estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages (SC)
Gol: Júlio Cesar
08/06/23 – Juventus 2×3 Nação (saiba mais)
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Wendel Bahia e Júlio Cesar
11/06/23 – Juventus 1×1 Caravaggio (saiba mais)
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
Gol: Lucas
18/06/23 – Caçadorense 0×2 Juventus (saiba mais)
15h, no Estádio Salézio Kindermann, em Caçador (SC)
Gols: Rian e Júlio Cesar
25/06/23 – Juventus 1×1 Santa Catarina (saiba mais)
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
Gol: Everton Dias (contra)
01/07/23 – Carlos Renaux 1×1 Juventus (saiba mais)
15h, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC)
Gol: Luciano
16/07/23 – Metropolitano 0×3 Juventus
15h, no Estádio Genésio Ayres Marchetti, em Ibirama (SC)
Gols: Guilherme (2x) e Lucas
23/07/23 – Juventus × Guarani de Palhoça
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)