Jovens vivem longe de casa para realizar sonho no futsal de Jaraguá do Sul

São comuns as histórias de jovens jogadores que saem da sua terra natal, deixam suas famílias e se aventuram em outros estados na busca pelo sonho de ser jogador.

Muitos desses contos passam pelo futebol, o esporte mais praticado no país. Mas em Jaraguá do Sul, a paixão pelo futsal também move atletas de todo Brasil a procurar a cidade para conquistar um futuro de sucesso nas quadras.

É o caso de Yago Monteiro Ferreira, de 16 anos, e Marcelo Eduardo Leigo, 17, que chegaram em momentos e de regiões distintas, mas compartilhando o mesmo objetivo de tornarem-se profissionais pela equipe jaraguaense.

Natural de Santa Cruz da Esperança-SP, ala Marcelinho está há dois meses na cidade | Foto Eduardo Montecino/OCP News

A ambição é tão grande que, por exemplo, fez Yago cruzar o país. Após se destacar em um jogo contra o Jaraguá na Brazil Cup, em Balneário Camboriú, o menino de 16 anos deixou sua vida em Belém-PA e percorreu mais de 3.000km, ao lado da mãe, para firmar residência em Jaraguá do Sul. E a escolha vem se mostrando correta.

Yago é o único dos cinco paraenses que vieram ao Norte catarinense há dois anos e ainda está no clube, se consolidando na base e sendo peça importante nas conquistas da Copa América e Buenos Aires Cup.

“Estou bem adaptado, mas o começo foi bem difícil por estar longe de tudo. No Pará, o futsal não tem bom rendimento e vim para cá em busca desse sonho de ser jogador. Com muito trabalho, acredito em virar profissional aqui em Jaraguá”, destaca.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Se Yago já carrega uma trajetória na equipe, Marcelo ou Marcelinho, como é conhecido pelos companheiros, ainda passa por fase de adaptação. Vindo de Santa Cruz da Esperança-SP – 900km de Jaraguá –, ele deixou pais, irmãos e namorada para realizar o sonho nas quadras.

Após fazer testes, o garoto que se encontra no seu primeiro ano de Sub-20 chamou atenção do técnico Renato Vieira e acabou sendo chamado para base há dois meses.

Desde então, mora sozinho em uma pousada na cidade, arca com todas as despesas e convive com a saudade de casa. Porém, a motivação em se firmar no time jaraguaense supera todos os obstáculos.

“Tento pegar essa distância de casa para me motivar mais e vencer pela minha família. Ainda estou aprendendo com o futsal daqui e me adaptando aos poucos. Mas tenho o sonho de jogar pelo Jaraguá e vou dar meu máximo para conseguir esse objetivo”, declara.

Treinador ressalta empenho

Com mais de 40 anos vividos no futsal, o técnico da equipe Sub-20 e auxiliar do profissional de Jaraguá, Renato Vieira, comandou milhares de jovens que não medem esforços para virarem profissionais.

No caso de Yago e Marcelinho, ainda há muitos passos a serem percorridos, mas o treinador ressaltou o atual momento que a dupla vive na base.

“É um vestibular. Se conseguirem manter esse ritmo e se desenvolver vão estar no adulto no futuro. Eles estão no caminho certo e tudo depende da sequência de trabalho que terão”, afirma.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Enquanto superam barreiras para tentar mostrar sua qualidade em avaliações diárias, os meninos também destacam a satisfação em defender a camisa do futsal jaraguaense.

“É muito satisfatório ter oportunidade em um clube grande como Jaraguá. É um prazer enorme vestir essa camisa e espero conquistar muito mais títulos por aqui”, comenta Yago.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?