Joinvilense conquista medalha de bronze no Mundial de Atletismo

Foto: Carol Coelho/CBAt

Por: Thomas Madrigano

25/07/2022 - 12:07 - Atualizada em: 25/07/2022 - 12:20

A joinvilense Letícia Oro Melo, 24 anos, conquistou a medalha de bronze no Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos, neste domingo (24/7).
Atleta bolsista da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) e integrante da equipe de atletismo da Associação Corville de Atletismo, ela conquistou a sua melhor marca no salto em distância, com 6,89 metros. Ou seja, 30 centímetros a mais do que havia saltado na última competição que disputou.
Em entrevista à Confederação Brasileira de Atletismo, Letícia disse que se surpreendeu com a marca alcançada.
“Esse é meu jeito, concentrada. Estou em choque, mas quero agradecer a todos. E dizer que quero buscar os 7 metros, vou continuar treinando e sei que tenho condições. Quando eu vou competir, tanto no Estadual quanto no Mundial, eu penso em medalha”, revelou.
“O resultado é a melhor marca da carreira dela e bem expressiva a nível mundial. Além da bolsa da Secretaria de Esporte, a Letícia tem outros tipos de bolsa que ajudam a atleta. Nosso principal papel é fomentar e fazer com que os atletas tenham condições de fazer o seu melhor e disputar nas suas melhores condições”, afirma o secretário da Sesporte, André Mattos.
Em novembro de 2021, Letícia sofreu uma lesão no ligamento do joelho que impediu que ela participasse de muitas competições nesse ano. Liberada pela equipe médica, em junho desse ano, Letícia trouxe para Joinville a medalha de ouro no Troféu Brasil, ao atingir a marca de 6,59 metros.
“Eu via que ela estava em condições de superar os 6,80 metros. Depois da cirurgia ela se entregou de corpo e alma na recuperação. Agora fez um ótimo resultado no Mundial. Vamos trabalhar para melhorar ainda mais a marca e chegar nos 7 metros que é o sonho dela”, conta o técnico João Carlos dos Santos que é servidor da Sesporte e trabalha há 48 anos com atletismo, 42 deles em Joinville.
A primeira vez que Letícia conquistou uma medalha foi durante a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em 2012. Flávio Pscheidt, atual presidente da Corville conta que por coincidência, acompanhou a vitória de Letícia neste domingo, justamente enquanto voltava da Olesc.
“Acompanhamos dentro do ônibus, voltando de Curitibanos que foi a primeira cidade em que a Letícia conquistou uma medalha. Para nós, esse título é a coroação de um trabalho feito durante 37 anos pela Corville. Neste ano, foram 11 convocações de atletas e técnicos da Corville ou que foram revelados aqui em Joinville para competições internacionais”, comenta Flávio.