Jogos Escolares de SC reúnem 3 mil atletas em São José

Escola Erwin Prade, de Timbó, foi campeã nacional em 2017. Foto/Ana Ormerod/COB

Por: Ewaldo Willerding Neto

02/08/2018 - 06:08 - Atualizada em: 02/08/2018 - 07:16

Cerca de 3 mil atletas com idade entre 12 e 14 anos disputam a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina 2018 a partir do próximo final de semana, em São José. A competição reúne os melhores classificados nas fases microrregional e seletiva, já realizadas anteriormente.

A bola rola primeiro no futsal, modalidade coletiva que foi antecipada por questões de logística envolvendo as delegações.

A partir desta sexta-feira (3), começam os jogos da fase de grupos. No sábado (4), começam atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, tênis de mesa e xadrez.

Os campeões serão conhecidos no domingo, último dia das disputas individuais.

As demais modalidades coletivas terão início no dia 10. Os campeões do handebol, basquete e voleibol serão conhecidos no domingo, dia 12 de agosto.

Os mais bem classificados na etapa estadual dos Jesc formarão a equipe catarinense que disputará os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), competição nacional, ou, no caso de algumas modalidades, por critério de classificação na edição de 2017, deverão passar antes por uma seletiva regional.

Na categoria 12 a 14 anos, passarão por essa seletiva os campeões do handebol feminino e masculino, e o campeão do basquete masculino. Na 15 a 17 anos, os campeões do vôlei masculino, basquete masculino e handebol masculino e feminino terão que passar pela seletiva regional. Os demais campeões terão vaga direta para a etapa nacional.

Em 2018, os JEJ serão realizados em um diferente formato. O Comitê Olímpico Brasileiro, que organiza o evento nacional, resolveu unir as duas categorias (12 a 14 e 15 a 17 anos) na mesma data e local: Natal-RN, 12 a 25 de novembro.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?