Após a goleada sobre o Vélez Camaquã por 6 a 1 no domingo (24), no Centreventos Cau Hansen, o Joinville iniciou a semana emitindo uma nota confirmando o erro na escalação irregular do ala Pedro Rei.
O jogador recebeu o quinto cartão amarelo na vitória contra o Marreco pela 17ª rodada da Liga Nacional e deveria cumprir suspensão automática na última partida, mas atuou contra a equipe gaúcha no confronto válido pela 18ª rodada.
O clube reconheceu o erro e explicou que o sistema é “baseado em dados colhidos junto ao próprio site da LNF” e que “capturou informações que estavam incorretas no site, gerando falha na contagem do número de cartões amarelos”. Com isso, aguarda as “consequências disciplinares cabíveis”.
De acordo com o regulamento, o Tricolor deve perder os três pontos do jogo e ser considerado derrotado. Não há risco de eliminação pelo caso ter acontecido na primeira fase, diferentemente do que ocorreu com o Magnus no ano passado, quando escalou Dieguinho de forma irregular nas oitavas de final e acabou sendo eliminado para o São Lourenço.
A LNF ainda não se pronunciou sobre o caso. O JEC é o atual quarto colocado da competição, com 38 pontos e perde uma posição se a punição for confirmada.
Veja a nota completa do JEC:
“Em relação às notícias que se tornaram públicas nesta manhã, o JEC Futsal vem esclarecer sobre a escalação irregular de atleta na partida disputada contra a equipe do Velez Camaquã pela Liga Nacional de Futsal.
Lamentavelmente, o sistema de controle do Clube, baseado em dados colhidos junto ao próprio site da LNF, capturou informações que estavam incorretas no site, gerando falha na contagem do número de cartões amarelos exibidos ao atleta Pedro Rei durante a competição. Esta inconsistência entre as informações do site e da súmula oficial, resultaram na indevida escalação do atleta na partida.
O lapso não foi amparado em má-fé nem lhe gerou qualquer benefício direto, motivo que o Clube, de pronto, vem a público reconhecer o equívoco, e agora aguarda as consequências disciplinares cabíveis, a serem aplicadas pelos órgãos de Justiça Desportiva competentes.
O JEC Futsal reitera seu compromisso com a transparência, o respeito às normas da competição e à integridade do esporte, e segue firme na disputa por novas conquistas na temporada.”