Jaraguá Futsal luta, mas leva virada do Sorocaba e perde invencibilidade na Liga Nacional

Por: Lucas Pavin

15/04/2018 - 15:04 - Atualizada em: 16/04/2018 - 10:55

O desafio era muito complicado. Enfrentar uma das equipes mais qualificadas do futsal brasileiro e, sobretudo, com seis desfalques importantes no elenco deixaram o Jaraguá Futsal com uma missão árdua para manter a invencibilidade na Liga Nacional, diante do Sorocaba, na manhã deste domingo (15).

Com tantos problemas, o time jaraguaense compensou as baixas com muita luta e disposição em quadra, e até surpreendeu os donos da casa no primeiro tempo ao abrir dois gols de vantagem. Mas o aurinegro não conseguiu segurar a força da equipe paulista na etapa final e acabou sendo superado por 5 a 2, na Arena Sorocaba.

Os alas Pett e Oitomeia colocaram o Jaraguá na frente, mas Rocha diminuiu para os sorocabanos ainda no primeiro tempo. Já na segunda metade da partida, Arthur (2x), Marcel e Rodrigo decretaram a vitória dos mandantes. “Foram detalhes que definiram a partida. Perdemos peças importantes durante a semana e todos que jogaram foram bem. Pecamos nas bolas paradas, mas estamos no caminho certo e na vice-liderança da Liga Nacional”, disse o ala Yuri.

Lance do jogo I Foto: Guilherme Mansueto/Magnus Futsal

Com o resultado, o Sorocaba subiu para dez pontos e tomou a liderança da equipe jaraguaense, que sofreu o primeiro revés após três vitórias consecutivas na competição. Com nove pontos, o aurinegro agora ocupa o segundo lugar, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Atlântico Erechim, que tem sete e joga nesta segunda-feira (16), contra o Corinthians, fora de casa.

O próximo compromisso do Jaraguá na Liga Nacional acontece no dia 28 de abril, quando encara a Assoeva, em Venâncio Aires (RS). Antes, porém, volta a atuar pelo Campeonato Catarinense da Divisão Especial, diante do Joaçaba, no dia 23 de abril, na Arena. O Sorocaba, por sua vez, foca todas as suas atenções para a disputa da Libertadores da América, que inicia no dia 22, na cidade de Carlos Barbosa (RS).

O jogo

Mesmo com seis desfalques por lesão, entre eles peças fundamentais no elenco, como os alas Marcio, fixo/ala Vitor Hugo e pivôs Daniel e Poletto, o Jaraguá jogou de igual para igual com o forte do time do Sorocaba. Isso ficou a prova principalmente no primeiro tempo, quando o aurinegro surpreendeu os donos da casa ao abrir 2 a 0.

Aos 6 minutos, Oitomeia fez grande jogada pela ala direita, passou por dois marcadores e tocou para Pett na grande área, que teve calma para driblar Tiago e colocar no fundo das redes. Dois minutos depois, foi a vez de Diego Menezes fazer a diferença individualmente. Após dar uma linda caneta em Sacon, o camisa 10 cruzou rasteiro para Oitomeia que se antecipou a marcação e aumentou a vantagem.

A equipe mandante conseguiu reagir, aos 11, quando Rocha recebeu lançamento de Tiago, driblou Rômulo e chutou no ângulo esquerdo, sem chances para João Neto. O gol animou os comandados de Ricardinho que partiram para cima em busca do empate, criando boas oportunidades para isso, mas não contavam com um paredão chamado João Neto, que salvou o time jaraguaense com grandes defesas.

Já no segundo tempo, o Jaraguá voltou um pouco desligado e o Sorocaba aproveitou para construir a vitória. Letal, o time da casa conseguiu a virada com três gols consecutivos de bola parada. Dois deles saíram em menos de dois minutos, sendo o primeiro de Arthur que recebeu passe de Marcel, em cobrança de escanteio, e finalizou forte cruzado no canto direito, e o segundo com Marcel, que acertou uma bomba no alto após cobrança de falta de Rodrigo.

O último gol de bola parada surgiu aos 11, com o próprio Rodrigo, que cobrou falta por fora da barreira e tirou do alcance de João Neto para fazer o quarto. Faltando quatro minutos para o fim, o técnico Fernando Ferretti foi para o tudo ou nada e colocou Yuri, como goleiro-linha. Mas quem acabou marcando foi o Sorocaba. Nos segundos finais, Arthur recuperou uma bola perdida no ataque do aurinegro e chutou da própria defesa para marcar o seu segundo tento e decretar o placar de 5 a 2.

Classificação:

Artilharia:

3 gols – Daniel
2 gols – Vitor Hugo
2 gols – Pett
1 gol – Diego Menezes
1 gol – Yuri
1 gol – Oitomeia


Tabela:

1ª fase

16/03/18 – Jaraguá Futsal 3×2 Carlos Barbosa
21h30, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Daniel, Vitor Hugo e Yuri

26/03/18 – Joaçaba 0×2 Jaraguá Futsal
20h15, no Centro de Eventos da Unoesc, em Joaçaba (SC)
Gols: Vitor Hugo e Daniel

07/04/18 – Jaraguá Futsal 3×1 São José
19h, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Diego Menezes, Pett e Daniel

15/04/18 – Magnus/Sorocaba 5×2 Jaraguá Futsal 
11h, na Arena Sorocaba, em Sorocaba (SP)
Gols: Pett e Oitomeia

28/04/18 – Assoeva × Jaraguá Futsal 
20h15, no Ginásio Poliesportivo Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires (RS)

05/05/18 – Jaraguá Futsal × Foz Cataratas
19h, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

18/05/18 – Corinthians × Jaraguá Futsal 
20h15, no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, em São Paulo (SP)

25/05/18 – Jaraguá Futsal × Tubarão
20h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

02/06/18 – Cascavel × Jaraguá Futsal
19h, no Ginásio da Neva, em Cascavel (PR)

11/06/18 – Jaraguá Futsal × Marreco
20h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

23/07/18 – Jaraguá Futsal × Pato
20h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

29/07/18 – Shouse × Jaraguá Futsal 
10h30, no Mangueirinho, em Belém (PA)

10/08/18 – Jaraguá Futsal × Atlântico Erechim
20h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

15/08/18 – Joinville × Jaraguá Futsal 
20h15, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC)

31/08/18 – Jaraguá Futsal × Copagril
20h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

05/09/18 – Intelli × Jaraguá Futsal 
20h15, na Arena Olímpica João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso (MG)

17/09/18 – Jaraguá Futsal × Blumenau
20h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

20/09/18 – Minas × Jaraguá Futsal 
20h15, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG)