Jaraguaenses participam de novo projeto da Federação Catarinense de Basquete

Foto: Divulgação/AJAB

Por: Lucas Pavin

16/11/2023 - 09:11 - Atualizada em: 16/11/2023 - 09:22

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) realizou na última quarta-feira (15) o lançamento oficial do Mini Basket Three Points, projeto que visa capacitar o ensino de basquete para crianças e unificar Santa Catarina com a mesma metodologia e linguagem.

Representando Jaraguá do Sul, a AJAB/Secel esteve presente com três técnicos e 45 atletas no evento, sediado no Colégio Salesiano, em Itajaí, e destinado para jovens até 11 anos.

O foco do primeiro encontro foi capacitar e qualificar a prática do basquete para crianças desta faixa etária, com atividades recreativas para as crianças e capacitações para os professores.

A idealizadora e coordenadora do projeto é Bruna Rodrigues, técnica do Basquete Feminino Blumenau, assistente técnica da base da Seleção Brasileira e representante FIBA do Mini Basket.

O nome Three Points foi escolhido para destacar as três categorias que o projeto pretende qualificar: na categoria One Point, crianças de 0 a 5 anos; na Two Points, dos 5 aos 7 anos; e na Three Points, dos 8 aos 11 anos.

O evento de abertura contou com festival para as categorias dois e três, com adaptações de regras, tempo e quadra para cada uma.

“O primeiro objetivo é fazer a criança se apaixonar pela modalidade de modo lúdico, aprendendo enquanto joga e brinca. Para isso, vamos desenvolver os formadores de Mini Basket no estado para termos atletas qualificados, com fundamentos bem desenvolvidos e competitivos desde as categorias mais novas, como a Sub-12”, falou Bruna Rodrigues.

Para a FCB, o projeto é uma forma de promover o basquete em uma idade que não é contemplada pelas competições estaduais e tudo isso começa com os professores. Unificar a metodologia de ensino do basquete na infância é uma forma de massificar a modalidade, e a capacitação é um passo para isso.

“Há diversos clubes que desenvolvem projetos de mini basquete em Santa Catarina e sempre foram uma inspiração para nós, pois atendem crianças com idade que os nossos campeonatos não contemplam. Quando esse projeto foi nos apresentado pela Bruna, vimos que tinha tudo a ver com o que a FCB promove há anos, inclusive com promoção de questões sociais importantes, como temos com a Trimania”, explicou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.