Simone Ponte Ferraz tem uma Olimpíada no currículo e diversas conquistas no atletismo de nível estadual a internacional. Mas engana-se quem pensa que ela se dá por satisfeita. A multicampeã jaraguaense iniciou um novo projeto e já vem dando os primeiros passos rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
Após disputar o maior evento poliesportivo mundial nos 3.000m com obsáculos em 2021, no Japão, e ficar perto da vaga para mesma prova em Paris 2024, a corredora de 35 anos mudou a rota e buscará a classificação para a edição na cidade americana na Maratona.
“Desde o início do primeiro projeto olímpico, a prova que sempre sonhei correr nas Olimpíadas foi a maratona, então agora mais do que nunca tomei a decisão de retornar para as provas de rua”, declarou.
Simone acumulou grandes resultados na categoria antes de focar suas atenções na prova de pista. Em sua volta a longa distância, ela participou no último fim de semana da Maratona Internacional de Viena, na Áustria, e terminou em 13º lugar geral, com o tempo de 2h53’19, marca superior ao que fez no mês de janeiro, em Houston, nos Estados Unidos.
“Me sinto bem. Agora preciso voltar e focar em melhorar um pouco a minha velocidade, porque estou resistente, além de traçar as metas para o segundo semestre, visando o Campeonato Sul-Americano, Mundial e tudo que tem pela frente dentro do ciclo olímpico”, disse.
A atleta jaraguaense tem três provas importantes no calendário neste primeiro semestre: a Meia Maratona Internacional Golden Run no dia 15 de maio, em São Paulo; a Meia Maratona Internacional de Curitiba em junho; e o Troféu Brasil entre final de julho e começo de agosto.
Porém, o principal objetivo é conseguir a vaga para o Sul-Americano de Meia Maratona e só no segundo semestre voltar a correr outra maratona.