Jaraguaense Taila Santos enfrentará brasileira em estreia na PFL

Foto: Arquivo pessoal

Por: Lucas Pavin

28/03/2024 - 11:03 - Atualizada em: 28/03/2024 - 12:01

Taila Santos conheceu a adversária em sua estreia na PFL (Professional Fighters League), uma das principais organizações de MMA do mundo. A lutadora jaraguaense vai enfrentar na primeira rodada a compatriota Ilara Joanne, no dia 4 de abril, em San Antonio, nos Estados Unidos.

Com cartel de 19 vitórias e três derrotas no MMA profissional, Taila é uma das grandes contratações da PFL para 2024 e chega credenciada por ser ex-desafiante ao cinturão do peso-mosca (57 kg) do UFC.

Já a cearense Ilara soma 11 vitórias e oito derrotas na carreira, e também faz sua estreia na Professional Fighters League após passagem pelo Bellator.

Ilara Joanne | Foto: Bellator MMA/Lucas Noonan

O combate é válido pela categoria peso mosca (57kg). Vale lembrar que a organização premia o campeão com 1 milhão de dólares. Para conquistar o título, Taila e os demais lutadores precisam vencer quatro lutas.

Sobre a PFL

Fundada em 2018, PFL (Professional Fighters League) vem crescendo anualmente e quer bater de frente com o UFC.

Com ex-campeões do UFC e grandes nomes do MMA, a organização tem atrativos pesados para ‘incomodar’ o Ultimate, como o formato mata-mata semelhante ao futebol e o valor milionário para o campeão de cada divisão.

A arena de luta é muito semelhante ao octógono do UFC. Em formato com oito lados e centralizado, o palco principal do evento norte-americano copia o esquema de sucesso do Ultimate.

Os combates são transmitidos pelo Canal Combate, do Grupo Globo, e ocorrem às quintas e sextas-feiras justamente para não competir com a companhia de Dana White.

Entre as regras, a única diferença é que as cotoveladas são ilegais em qualquer fase da luta, seja em pé, no clinche ou no chão. O intuito é evitar cortes mais profundos, que podem causar suspensões médicas mais longas e afastar os lutadores da competição.

Trajetória de Taila no UFC

Com cartel de 19 vitórias e três derrotas no MMA profissional, Taila assinou contrato com o Ultimate em 2018, quando venceu Estefani Almeida no Contender Series. A estreia oficial no maior evento da modalidade no mundo foi no ano seguinte, com uma derrota para a italiana Mara Borella em decisão dividida.

Porém, engatou depois uma sequência de quatro vitórias sobre a inglesa Molly McCann, a canadense Gillian Robertson, a norte-americana Roxanne Modafferi, e a escocesa Joanne Wood entre 2020 e 2021.

A série invicta a credenciou para disputa do cinturão dos moscas com Valentina Shevchenko, em junho de 2022. A jaraguaense deu a luta mais difícil até então à quirguiz e ficou muito perto de conseguir desbancar uma das campeãs mais dominantes do UFC, mas perdeu em decisão dividida, avaliada como injusta para muitos especialistas.

Pela boa performance, Taila pleiteou uma revanche contra Shevchenko. No entanto, não teve seu pedido atendido e só voltou a lutar em agosto passado, somando o segundo revés consecutivo, desta vez para americana Erin Blanchfield por decisão unânime.