Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguaense é campeão da Superliga de Vôlei após quase desistir da carreira

Foto: Arquivo pessoal

Por: Lucas Pavin

30/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 30/04/2024 - 18:53

No título do Sesi-Bauru na Superliga de Voleibol Masculino 2024, foi possível ver um rosto conhecido em Jaraguá do Sul durante a celebração em quadra. Nascido, criado e formado no município, Victor Marcelo dos Santos fez parte da conquista do time paulista sobre o Campinas por 3 sets a 0 no último domingo (28), no Ginásio Geraldão, no Recife (PE).

Mas quem viu o jovem de 21 anos comemorando a taça mais cobiçada da modalidade no país não imagina que ele ficou próximo de desistir da carreira. Após se destacar na base da ADV/Jaraguá/Secel por muitos anos, o líbero deixou a cidade-natal no fim de 2022 e se aventurou em times da Superliga C e B.

Ao retornar para as férias em casa, o jaraguaense enfrentou dificuldades comuns de muitos jogadores que foi de encontrar um time para dar sequência na carreira. A desilusão o fez pensar em parar de jogar profissionalmente, porém, quando menos esperava, a porta se abriu para o garoto.

Enquanto treinava com o time jaraguaense, ele recebeu uma mensagem de Anderson Rodrigues, campeão olímpico como jogador e técnico do Sesi desde 2018, o convidando para integrar a equipe a partir da temporada 2023/2024.

“Estava difícil de encontrar um time e fiquei desanimado com isso, mas assim que recebi a proposta do Sesi nem hesitei em aceitar. Cheguei em Bauru em julho para a pré-temporada e foi tudo espetacular, uma estrutura completamente diferente do que eu estava acostumado”, contou.

Foto: Arquivo pessoal

Contratado para ser segundo líbero, Vitinho, como é chamado por pessoas próximas, foi semifinalista do Campeonato Paulista e teve participações inesperadas ao longo da Superliga entrando em certos momentos como falso ponteiro para fazer o fundo de quadra.

No entanto, na semi da competição nacional, o líbero titular Pureza – eleito o melhor do torneio – se machucou e o jaraguaense o substituiu à altura nos dois primeiros jogos contra o Joinville Vôlei, participando diretamente da campanha do bicampeonato do Sesi.

A sensação de ganhar a Superliga é algo inexplicável, é uma felicidade que não cabe no peito e a ficha parece que não cai em nenhum momento. A temporada chegou ao fim agora, esse foi nosso último campeonato e podemos dizer que o objetivo foi cumprido”, destacou.

Victor dos Santos é o segundo atleta de Jaraguá do Sul a conquistar um título recente da Superliga. Nas últimas duas temporadas, o central Guilherme Rech foi bicampeão com o Sada Cruzeiro.

História no vôlei e próximo sonho

Victor Marcelo dos Santos começou sua trajetória no vôlei em 2016, quando treinava duas vezes por semana com o professor Luderitz, no ginásio Arthur Müller. Em pouco tempo, o talento chamou a atenção e o próprio técnico o encaminhou para defender a equipe de rendimento de Jaraguá do Sul.

Foram quatro temporadas jogando pela cidade, passando pelo Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Infanto, e conquistando grandes títulos como o Joguinhos Abertos de SC, Estadual e Liga Catarinense.

“⁠A base em Jaraguá foi muito importante, pois foi onde eu aprendi todos os fundamentos. O Luderitz teve a paciência de ensinar muito bem todos os fundamentos do vôlei e o Kadylac (ex-técnico da ADV) aperfeiçoou eles quando fui subindo de categoria”, disse.

Foto: Arquivo pessoal

Ao estourar a idade das categorias de base, o jaraguaense se mudou para Chapecó, onde atuou na Superliga C com um time universitário e conquistou o acesso. Em seguida, foi jogar o Campeonato Paulista Sub-21 pelo Pindamonhangaba e depois retornou para a equipe de Chapecó para estrear na Superliga B, seu último clube antes da chegada ao Sesi.

Com um dos maiores sonhos da carreira realizado ao participar e ser campeão da elite da Superliga, Vitinho agora tem mais um grande objetivo nas quadras.

“Antes de vir para o Sesi, o meu maior sonho era jogar uma Superliga A, então esse ano realizei um dos meus sonhos com um bônus que foi ser campeão. Agora acho que o meu maior sonho é um dia poder ser convocado para a seleção brasileira”, finalizou.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.