Taila Santos faz, nesta sexta-feira (29), uma das principais lutas de sua carreira no MMA. Em Riade, na Arábia Saudita, a jaraguaense disputa o cinturão do peso-mosca da PFL (Professional Fighters League), contra Dakota Ditcheva, e o cobiçado prêmio de US$ 1 milhão, aproximadamente R$ 5,98 milhões na cotação atual.
A brasileira e a britânica foram escaladas para luta co-principal da PFL World Championsip 2024, que define todos os campeões da temporada. O card será transmitido no canal Combate, a partir das 11h30 (horário de Brasília).
Na véspera da decisão, elas venceram o desafio contra a balança na pesagem oficial, sendo que Taila cravou o peso limite de 56,7 kg, enquanto Dakota bateu 56,6 kg.
“Já me sinto (campeã), já sou a campeã. É muita felicidade, é um estado de gloria, de ter conquistado o topo no ramo profissional e é só alegria”, disse a jaraguaense.
Em sua temporada de estreia na organização, a lutadora de 31 anos venceu a compatriota Ilara Joanne e a americana Jena Bishop na primeira fase, e depois Liz Carmouche, também dos Estados Unidos, na semifinal. O cartel no MMA profissional tem 22 vitórias e apenas três derrotas.
Taila Santos chegou a PFL após ser dispensada do UFC, o qual foi uma das revelações do Contender Series Brasil em 2018 e somou quatro triunfos e três reveses em quatro anos, além de ter disputado o cinturão e sido a única que quase venceu Valentina Shevchenko, campeã dominante dos moscas.
Já Dakota, de 25 anos, está invicta na carreira após 13 lutas e venceu suas três adversárias na temporada da PFL por nocaute técnico no primeiro round. Na etapa classificatória, bateu a americana Lisa Mauldin e a australiana Chelsea Hackett, enquanto na semi despachou Bishop.