Correr 58.5 km em 11 horas é algo inimaginável para uma pessoa normal. Fazer isso passando por trilhas, escadas, cachoeiras e subir até 1.600 metros, é algo que apenas um super-humano faria, ou não. No último fim de semana, o jaraguaense André Alves superou inúmeros desafios e concluiu a prova UTMB Paraty, no Rio de Janeiro.
O UTMB é a principal organização do esporte no mundo e envolveu mais de 450 atletas de diversos países nesta categoria. Em meio a profissionais do trail running, André completou o circuito na 165ª posição, em 11 horas e 6 minutos.
“Fico muito feliz pelo resultado, foi extremamente desafiador e com muito conflito entre mente e corpo. Quando você atravessa a linha de chegada e vê do que foi capaz, fica muito orgulhoso pelo resultado”, comentou André.
A prova começou com 35 km de subida, em seguida, os atletas desciam até o nível do mar e subiam a Pedra da Macela, a 1.4 mil metros de altitude, com um visual da Mata Atlântica e locais paradisíacos de Paraty. Por fim, os competidores atravessaram a Trilha do Ouro, que os portugueses utilizavam durante a mineração, há mais de 200 anos.
Esta foi a última prova do ano, mas para 2025, ele almeja participar do circuito de 55km da La Misión Brasil, que ocorrerá em Minas Gerais e que junto da UTMB, reúne os maiores atletas do esporte.
“Meu objetivo é me manter nesta distância até conseguir evoluir nela. No futuro, quero tentar uma prova de 80km ou até mesmo 100km”, acrescentou.
Um início despretensioso
Para afastar o sedentarismo e buscar qualidade de vida e saúde, André iniciou na corrida de rua há sete anos. Sempre apaixonado por trilha e contato com a natureza, ele conheceu o trail running pela internet.
O interesse saiu do papel e sua primeira prova ocorreu em 2021, na cidade de Bombinhas. Aos poucos, foi progredindo para desafios de 21km, 25km e, em 2023, participou da Ultramaratona dos Perdidos, com 900 participantes de nove países. Na ocasião, terminou a prova em 9 horas e 7 minutos.
Parceiro em sua jornada desde 2022, André faz parte da assessoria Body Lab, empresa focada na preparação de atletas, que possui uma metodologia própria no desenvolvimento de seus clientes.