Jaraguaense abre Campeonato Catarinense de Parapente com título

Foto: Divulgação/Secel

Por: Lucas Pavin

22/02/2021 - 13:02 - Atualizada em: 22/02/2021 - 15:36

Mais de 70 pilotos estiveram em Jaraguá do Sul no último fim de semana para a disputa da primeira etapa do Campeonato Catarinense de Parapente.

E um atleta da cidade deixou a competição como grande destaque. Após um segundo lugar no sábado (20) e uma primeira colocação no domingo (21), Caio Henrique Buzzarello, de 19 anos, foi o campeão da categoria Open, a principal do evento.

Caio Buzzarello comemorando o título | Foto: Divulgação/Secel

Outro jaraguaense também levou um troféu para casa. Foi Francis Eduardo Dambiski, que ficou em segundo lugar na categoria Sport.

Além de pilotos de várias partes de Santa Catarina, o campeonato contou com a presença de representantes do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Eles voaram ao mesmo tempo nos dois dias de disputas, buscando correntes de ar que os levassem aos pontos obrigatórios e ao goal, ponto estabelecido para chegada.

Esta prova consiste em percorrer uma distância pré-determinada com ou sem ponto de contorno (pilões), a partir de uma faixa virtual (GPS) aberta em horário pré-estabelecido (Start).

Foto: Divulgação/Secel

Todos os pilotos precisavam decolar na janela de horário estabelecida pela direção da prova, aguardando o start.

Após o início, eles percorreram os pontos do caminho estabelecidos (chamados de waypoints ou pilão). Tudo foi colocado no GPS que gravava a rota percorrida.

Os vencedores foram os primeiros a cruzar a faixa do pouso, ou seja, que marcou um ponto no raio do goal.

No sábado, o goal foi nas proximidades da indústria Chocoleite, no Rio Cerro II, enquanto no domingo, o ponto de chegada foi o campo de pouso do Jaraguá Clube de Vôo Livre, na Ilha da Figueira.

“Sempre procuramos locais com infraestrutura para nossos vôos e Jaraguá do Sul está entre as preferidas dos pilotos paranaenses. Notamos que existe uma sintonia entre Federação, Clube e poder público. Isso é fundamental para o desenvolvimento do vôo livre”, afirmou Raquel Venceslau, presidente da Federação Paranaense de Vôo Livre.

O evento foi organizado pelo Jaraguá Clube de Voo Livre, com apoio da Prefeitura Municipal.

Top 3 das categorias

Start

1- Adriano Baader (Blumenau)

2- Theilor Junior Taiariol (Tanguá)

3- Conrado Buhrer (Florianópolis)

Sport

1- Edson Feler (Ituporanga)

2- Francis Eduardo Dambiski (Jaraguá do Sul)

3- André Luiz Cansi (Gaspar)

Serial

1- Ronnie Koerich (Curitiba-PR)

2- Thomas Milko (São Paulo-SP)

3- Hilton Benke (Curitiba-PR)

Open

1- Caio Henrique Buzzarello (Jaraguá do Sul)

2- Ronnie Koerich (Curitiba-PR)

3- Helton Machado Kraus (Palhoça)