Jaraguá recebe em novembro eventos relacionados à história do futebol catarinense

Por: Lucas Pavin

13/10/2017 - 06:10 - Atualizada em: 14/10/2017 - 15:32

No dia 4 de novembro, a cidade de Jaraguá do Sul será sede de dois eventos relacionados à história do futebol catarinense. Na ocasião, o município receberá a 1ª Reunião do Grupo Memória do Futebol Catarinense e o 6º Encontro Catarinense de Colecionadores de Camisas de Futebol, que acontecem no auditório do Sesi.

A programação será aberta pela manhã, com a reunião inédita do Grupo Memória do Futebol Catarinense, juntando pesquisadores, escritores e curiosos, a partir das 9h30. Entre as atividades previstas no encontro estão a estruturação do grupo, o intercâmbio de informações, a troca de livros e uma palestra com Silvia Kitta, coordenadora do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, sobre dicas de pesquisa e catalogação de dados históricos. “Pretendemos estruturar um grupo aqui em Santa Catarina para atuar de forma parecida como o Memofut, que funciona junto ao Museu do Futebol, em São Paulo. Muito provavelmente a periodicidade dos encontros será menor, pois lá eles são mensais, mas a forma de trabalho deve ser muito similar”, afirmou o pesquisador Henrique Porto, idealizador do encontro e autor do livro ‘A primeira vez do Moleque’, referente a primeira participação do Juventus no Campeonato Catarinense. Este evento terá um custo de R$ 15 e as inscrições podem ser realizadas no site www.sympla.com.br.

Já no período da tarde, haverá a sexta edição do Encontro Catarinense de Colecionadores de Camisas de Futebol, que conta com dezesseis expositores confirmados até o momento. Além das camisas, terá exposição de livros, revistas, jornais, flâmulas, bandeiras, entre outros artigos colecionáveis. O evento será gratuito e ocorre das 14h às 18h. “Participei deste evento no ano passado e consegui trazê-lo para Jaraguá do Sul neste ano. Para quem curte futebol, é imperdível. A história dos clubes será recontada através de suas camisas, suscitando lembranças que certamente irão emocionar quem for ao encontro”, comentou Porto. Paralela à mostra de camisas, o futebol de mesa também ganhará seu espaço. A equipe Athayde, de Blumenau, ensinará aos interessados as regras da modalidade e oportunizará gratuitamente o contato com uma mesa e botões oficiais, utilizados em campeonatos.