Depois de três anos, Jaraguá do Sul volta a ser a cidade com o maior número de representantes no Transcatarina, um dos maiores eventos off-road do Brasil, que completará sua 16ª edição, de 3 a 13 de julho.
O município, que teve a segunda maior delegação em 2022 e 2023, contará com 23 participantes na atual temporada, em que será o palco da chegada pela quarta vez na história.
Jaraguá do Sul está entre as mais de 150 cidades confirmadas no evento, sendo que Cascavel e Chapecó aparecem em segundo lugar entre os inscritos, com 14, e Braço do Norte em terceiro, com 12.
Na Passeio Radical 01, seguem os jaraguaenses Ricardo Luis Souza e Reinaldo Joacir Souza, enquanto na Passeio Radical 02 estão Celso Junior da Silva e Juliano Klann.
Na turma do “quanto pior, melhor”, aventuram-se na Adventure 02, Daniel Rodrigo Muller e Mauri Rank Neto, Gabriel Reschke Pavin e Robson Luis Scoz, e Guilherme Alberto Roweder ao lado de Maicon Adriano Junckes, de Guaramirim.
A Adventure 03 reúne Eduardo Felipe Finta e Willy Gustavo Henschel da Silva, Gabriel Bertoldi Buchmann e Dionatan Kotarski, Martin Melcher e Odilo Meurer, Anderson Valmir Deretti e Helenildo Oliveira da Silva, Julio Cesar Maba Floriani e Fábio da Silva, Wilson Diego Titz e Diego Rafael Schieve, e Evandro Aben que faz dupla com Rafael Romanovicz, de Corupá.
Por fim, na categoria Turismo, do rally de regularidade, está o navegador André Vanor Pacheco, que disputará o título da competição ao lado do piloto Rafael Silveira Colonetii, de Içara.
Sobre o evento
A cidade de Fraiburgo mantém a tradição e sedia a largada pela 16ª vez, passando por Caçador, Canoinhas e São Bento do Sul até a chegada em Jaraguá do Sul. Até o momento estão confirmados mais de 250 veículos de 16 Estados.
Os primeiros a darem vida ao 16º Transcatarina são os pilotos e navegadores do rally de regularidade, que estarão divididos nas categorias Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light.
No dia 3, abre a secretaria de prova no Hotel Renar para receber os competidores. Um dia depois, será dada a largada, com três etapas sequentes até o dia 6, onde os campeões serão conhecidos.
No dia 7, é a vez de dar espaço ao Rally da Inclusão – uma ação social que tem por objetivo oferecer às crianças e adolescentes com algum tipo de comprometimento intelectual e cognitivo, a chance de viver o universo do fora-de-estrada e as sensações experimentadas por pilotos e navegadores.
E depois, no dia 9, entram em ação os pilotos, navegadores e zequinhas que buscam pelas emoções das categorias de Turismo: Adventure 01, 02 e 03, Radical 01, 02, 03 e 04, e Expedition.
E aí tem adrenalina para todos os gostos. Desde as trilhas mais pesadas – com obstáculos que parecem ser intransponíveis (mas não são, pois os participantes são temidos e não desistem), às trilhas com obstáculos nem tão pesados, mas bem radicais, até aquela trilha bem leve, sem muitos desafios, onde o prazer das pessoas está em acelerar na terra e apreciar o visual.
O Transcatarina se espalha por diversas trilhas, com vários carros 4×4 e pessoas descobrindo o melhor de Santa Catarina, entre as regiões do Vale dos Imigrantes e Vale dos Encantados até alcançar Jaraguá do Sul, no dia 13. A festa da chegada será no Parque Municipal de Eventos.