Jaraguá do Sul será palco do 1º Encontro Nacional de Paramotor e Paratrike

Por: Lucas Pavin

26/05/2022 - 00:05 - Atualizada em: 26/05/2022 - 12:55

Entre sexta-feira e domingo, dias 27 a 29 de maio, Jaraguá do Sul recebe o 1º Encontro Nacional de Paramotor e Paratrike.

A programação contará com uma jornada técnica e atividades intercaladas entre voos sobre a região, palestras e debates sobre temas, como a prática do paramotor e paratrike e a busca da inclusão social entre esta modalidade do aerodesporto e a comunidade local.

Os participantes ainda farão uma visita técnica na fábrica de asas de parapente, paratrike e paramotor de Jaraguá do Sul, a Sol Paragliders.

Foto: Divulgação

De momento, 70 pessoas já confirmaram presença no evento, que ainda tem uma estimativa de público de até 300 pessoas.

“Teremos apresentações e voos com percursos para que os participantes conheçam a cidade e a região do alto, contemplando todas as belezas naturais existentes por aqui”, destacou Maurício Galvão Braga Júnior, coordenador do evento.

A concentração será na rua Santília Pures Rangel, no bairro Ilha da Figueira. Para quem quiser participar, as inscrições podem ser feitas no dia do evento, no valor de R$ 200, ou através deste link (clique aqui).

Programação

Sexta-feira (27)

7h – Pista de decolagem e pouso aberta
10 – Pista de decolagem e pouso fechada
10h – Início das inscrições
12h30 – Almoço
14h – Check-in e visita a Sol Paragliders
17h – Abertura oficial do evento e cronograma de atividades
18h – Música ambiente sunset
20h – Finalização das atividades

Sábado (28)

7h – Início dos voos
11h30 – Finalização dos voos
12h – Almoço
14h – Primeira rodada de palestra
15h – Segunda rodada de palestra
16h – Mesa redonda
17h30 – Finalização da tomada técnica
18h – Confraternização e encerramento da jornada técnica
21h – Finalização das atividades

Domingo (29)

7h – Pista de decolagem e pouso aberta
8h – Voo em formação e apresentações
10h – Pista de decolagem e pouso fechada
12h – Encerramento do evento e sorteio de brinde

O que é paratrike e paramotor

O Paratrike é a combinação do parapente com um trike (veículo motorizado), que proporciona ao piloto e ao passageiro de realizar todos os procedimentos de voo (decolagem, voo e pouso) sentados em um veículo associado à autonomia de voar independente de uma montanha para decolagem.

Os equipamentos utilizados são de altíssima segurança e conforto, não exigindo nenhum esforço ou capacidade física do passageiro para realizar o esporte.

Já o Paramotor é uma adaptação do parapente, sendo um equipamento de voo com motorização auxiliar, composto por uma asa denominada parapente, que não contém elementos rígidos em sua estrutura e cujo comando se realiza através de controle aerodinâmico.

Pode transportar um ou dois tripulantes, não necessita de instalações aeronáuticas para a sua decolagem e para a sua aterrissagem, pois pode ser utilizado o esforço físico das pernas como trem principal (Decolagem a Pé), abreviado por DAP, ou a ajuda de um dispositivo mecânico que a substitua (Decolagem Mecânica), abreviado por DMC e chamado de Paratrike.