Jaraguá do Sul recebe carro de corrida elétrico premiado em competição internacional

Seis estudantes da UFSC estiveram na cidade para apresentação do veículo | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Por: Lucas Pavin

20/10/2021 - 00:10 - Atualizada em: 20/10/2021 - 13:17

Em tradicionais campeonatos de corrida pelo mundo afora estamos acostumados a ouvir o barulho que ecoa dos automóveis.

Mas a inovação no esporte é constante e um veículo desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem chamado atenção por praticamente não provocar ruídos e ser totalmente elétrico.

O modelo criado em solo catarinense esteve em Jaraguá do Sul na terça-feira (19) e é utilizado na Fórmula SAE, a maior competição estudantil de engenharia do mundo, que tem como foco trazer novas tecnologias no automobilismo.

Com cerca de 85 membros de diversos cursos da UFSC, o Ampera Racing foi fundado em 2012 e passa por renovações em vários aspectos, que vão do motor aos materiais utilizados no carro.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

O desafio a cada temporada é construir um veículo do zero para colocá-lo à prova em competições. E a equipe catarinense já demonstrou sua força diante de concorrentes de todo planeta.

Em 2019, por exemplo, a Ampera Racing conquistou o primeiro lugar entre as universidades federais e o quarto lugar geral do país na Fórmula SAE.

Nela, são feitas avaliações por critérios como desempenho nas pistas, viabilidade, design, custos e capacidade de aceleração. O evento costuma durar quatro dias e ocorre em diferentes países, incluindo Brasil, Austrália, Itália, Inglaterra e Alemanha.

O projeto também já marcou presença em eventos internacionais, como a Formula Estudantil Online, no ano de 2020, em que foi quarto lugar na competição, que reuniu estudantes de 46 universidades espalhadas pelo mundo.

“Queremos elevar o nível de competitividade para o mundo. Essa competição é bem estabelecida lá fora, temos equipes muito conhecidas na Europa e Estados Unidos. Foi um resultado muito legal que mostrou que nosso nível está tão bom quanto o deles”, disse Kauê Ferraz Guardin, presidente do projeto.

Apoio de empresa e colaboradores jaraguaenses

Para desenvolver o trabalho e levar Santa Catarina a competições internacionais, o Ampera Racing tem uma gama de apoiadores, que investem na parte financeira ou através do fornecimento de produtos para o carro.

É o caso da empresa jaraguaense Bold, que fornece o plástico Poliacetal para a equipe, um material bastante utilizado em peças de alta resistência e durabilidade e com propriedade autoextinguível.

O produto pode ser aplicado em engrenagens, roletes e outros itens que exigem precisão dimensional, e é considerado um dos melhores polímeros de engenharia que existem.

Mas não é só a Bold que representa Jaraguá do Sul como uma das incentivadoras do projeto. Cerca de cinco alunos são da cidade e participam do desenvolvimento do veículo, sendo que um deles esteve na terra natal para apresentação do veículo.

Aos 21 anos de idade, Bruno Rene Vicentini Freitas não escondeu a satisfação em ter uma empresa jaraguaense apoiando o projeto.

“Uma das grandes dificuldades que temos é encontrar empresas que apoiam a equipe e veem valor no projeto. Ter uma empresa da minha cidade que dá esse suporte é muito gratificante”, destacou.

Bruno Renan Vicentini Freitas | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes